Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Geral

Projeto Centro-Oeste Competitivo deve ser apresentado em maio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) sediou esta semana o 7º Encontro do Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste. O grupo ajuda a fomentar novos projetos e decisões políticas e econômicas em toda a cadeia produtiva da região.


Um dos assuntos discutidos na reunião foi o projeto Centro-Oeste Competitivo, que deve ser apresentado no mês de maio. O diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, participou da reunião representando a entidade. O próximo encontro do fórum será em Goiânia, em 30 de abril.

O projeto "Centro-Oeste Competitivo", que tem como objetivo traçar um planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, foi um dos temas da reunião. Segundo o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo, o projeto deve ser finalizado em breve e será apresentado no mês de maio. “A partir disso, podemos buscar parcerias tanto com os governos federal e estadual e também com a iniciativa privada para a construção de obras que desafoguem o transporte de cargas no Centro-Oeste”, comenta Paludo.

A primeira fase do programa consistiu na mapeação dos eixos e das estradas que cortam a região central do Brasil. "O nosso objetivo principal é de integrar física e economicamente os estados envolvidos no estudo e as demais regiões do Brasil e países sul americanos", disse Olivier Girad, representante da empresa contratada para fazer o estudo, a Macrologística.

A Medida Provisória (MP) 599, que prevê a compensação federal de perdas futuras dos governos regionais com a unificação da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), também foi pauta do encontro. “O ICMS é sempre um assunto recorrente, além de ser um tema de extrema importância para os setores produtivos”, disse o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet