Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

Centro-Oeste precisa de eixos integrados para escoar produção

Cerca de 40% das exportações de produtos agrícolas do Brasil são oriundas da região Centro-Oeste. Esse fluxo de mercadorias e bens exige investimentos em logística e infraestrutura em estradas, portos secos, ferrovias e hidrovias. A preocupação de empresários e produtores rurais cresce na mesma proporção que aumentam as exportações, como dados divulgados nesta semana pelo governo goiano, que mostram o melhor saldo da balança comercial do Estado para o mês de fevereiro, desde 2003.


Com o objetivo traçar um planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, produtores agrícolas e empresários se uniram para elaborarem um estudo denominado Centro-Oeste Competitivo.

Os dados deste estudo estão prestes a serem finalizados. Uma prévia foi discutida nesta quarta-feira (6) na sede da Federação da Indústria de Goiás (Fieg) em uma reunião conjunta com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O projeto foi lançado em agosto de 2012.

Com um investimento de R$ 1,8 milhões, o estudo está sendo coordenado pelo especialista Olivier Gerard da consultoria Macrologística. A mesma consultoria já realizou os estudos Norte Competitivo, Sul Competitivo e Nordeste Competitivo. A pesquisa foi encomendada pelo Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste e patrocinada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A pesquisa está sendo feita por meio de visitas técnicas a obras em andamento e entrevistas com empresas produtoras e exportadoras e órgãos públicos. Olivier destaca que os levantamentos são focados nas oito principais cadeias produtivas do Centro-Oeste. “Comparando isso com os modais já existentes poderemos determinar os principais gargalos logísticos existentes nos estados”.

O especialista comenta que é analisado o potencial econômico da região, analisando a produção, exportação, importação, perfil de consumo, entre outros fatores, com vistas à identificação das principais necessidades relacionadas à infraestrutura logística da região.

Ele explica que o estudo propiciará um ambiente ainda mais favorável à atração de investimentos ao Centro-Oeste. O estudo já mapeou 15 cadeias produtivas de todo o Centro-Oeste, oito foram selecionadas pelo volume de mercadorias exportadas e sete pelos valores transportados, selecionando 52 produtos mais relevantes para a região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet