Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Geral

Sistema Campo Limpo está em publicação bilíngue do Mapa

A publicação “Gestão Sustentável na Agricultura” foi publicada nesta terça-feira, em Brasília


Organizado pela área de Sustentabilidade da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o material é composto por oito exemplos de iniciativas sustentáveis no setor agro e tem um de seus capítulos dedicado ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas). Além do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, fazem parte da publicação os casos da Associquim, BB Mapfre, Bayer, Cargill, Porto Seguro e Renuka.

O caso compartilhado pelo inpEV aborda o sucesso da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas do Sistema Campo Limpo. Nele, são tratados temas como legislação, responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia, aproveitamento do frete de retorno, gestão integrada de resíduos sólidos e ecoeficiência.

O material terá edição bilíngue (Português – Inglês) e tem a intenção de que estas referências na prática da sustentabilidade por organizações relacionadas com o agronegócio brasileiro possam ser também internacionalmente conhecidas. Cinco mil exemplares serão distribuídos às embaixadas, organismos internacionais, cooperativas, sindicatos, institutos de ensino e pesquisa, além das Superintendências Federais de Agricultura nos estados.

Segundo João Cesar. M. Rando, diretor-presidente do instituto, a publicação permitirá que diversos segmentos do setor agrícola se espelhem em experiências bem-sucedidas, representando uma importante contribuição diante dos inúmeros desafios existentes para conciliar o desenvolvimento da agricultura à conservação ambiental. “Assim como outros setores, o agro também precisará adequar-se, até 2014, às medidas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nesse contexto, em que existe a obrigatoriedade das organizações de instituírem sistemas de logística reversa, a participação do instituto na publicação do Mapa é pertinente e poderá dar suporte ao desenvolvimento de outros segmentos por meio do compartilhamento de nossa experiência e conhecimento na gestão de resíduos pós-consumo”, ressalta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet