Olhar Agro & Negócios

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Geral

AGRICULTURA FAMILIAR

Cerca de 400 técnicos agrícolas em MT serão capacitados em cursos

Foto: Ilustração

Cerca de 400 técnicos agrícolas em MT serão capacitados em cursos
Aproximadamente 400 técnicos agrícolas que atuam nas cadeias produtivas da apicultura, mandiocultura, fruticultura e oleráceas (olericultura) serão capacitados neste ano, em Mato Grosso, por meio de dez cursos.


Os cursos integram um convênio envolvendo a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Sedraf), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Agricultura familiar: produtos e animais integram feira em Cuiabá

De acordo com o superintendente de ‘Incentivo a Verticalização e Comercialização da Produção’ (SIVCP) da Sedraf, Rodrigo Furquim, o intuito é formar multiplicadores que possam levar o conhecimento adquirido aos pequenos produtores espalhados pelo Estado.

O ciclo de cursos é gratuito e é destinado a biólogos, engenheiros florestais, agrônomos e profissionais agrícolas dessas quatro cadeias produtivas e que hoje atuam na Empaer, na Sedraf, nas cooperativas, associações e nas secretarias municipais de Agricultura do Estado.

Desafio é incrementar renda dos pequenos e médios pecuaristas

“Essa mesma ação foi realizada em 2012, em que 400 técnicos foram capacitados, e a nossa proposta esse ano é repetir esse mesmo contingente e ainda instalar Unidades Técnicas Demonstrativas que venham a servir de base de apoio aos produtores dessas cadeias produtivas”, explica Rodrigo Furquim.

Para começar a capacitação em 2013, será realizada nos dias 9, 10 e 11 de abril, no Sindicato Rural do município de Querência, a capacitação dos técnicos da apicultura. Já nos dias 22 a 24 do mesmo mês, em Sinop, na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, será a capacitação dos técnicos da fruticultura e, no dias 25 e 26, os da área da mandiocultura, também em Sinop.

A capacitação da olericultura será definida ainda esta semana e a previsão é de que a capacitação seja no mês de maio.

Produção

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2011, Mato Grosso produziu 121 mil toneladas de frutas (laranja, acerola, uva, mamão, goiaba, entre outros), utilizando 12 mil hectares de área. Já para a mandioca, no mesmo ano, o Estado usou 25 mil hectares, produzindo 355 mil toneladas da raiz comestível. Já em relação ao mel, Mato Grosso produziu há dois anos 317 toneladas.

Com informações da Secom

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet