Olhar Agro & Negócios

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Geral

Lideranças de Colniza reclamam das condições das estradas da região

Cinco vereadores e o vice-prefeito de Colniza, Esvandir Antônio Mendes (PR), estiveram no gabinete do deputado estadual Zeca Viana (PDT) para falar sobre a situação de calamidade em que se encontra o município por conta das rodovias.


De acordo com Esvandir a situação de Colniza -- um dos municípios mais longínquos de Mato Grosso, a 1.150 km da Capital -- é preocupante. “Estamos praticamente isolados, pois o acesso à cidade está difícil diante da falta de manutenção das estradas. Elas estão intrafegáveis”, disse.

Para se chegar em Colniza é preciso percorrer 290 km não-pavimentos da BR-174 (antiga MT-170). A falta de manutenção atrelada à época chuvosa deixaram a estrada sem condições de tráfego e as pontes em situação de risco. “Assim como outros municípios, Colniza também sofre com a falta de manutenção das estradas. Essa é a triste realidade de Mato Grosso. Um atestado de descaso dos governos Federal e Estadual”, disse Zeca Viana.

Durante a reunião, os vereadores apresentaram outras demandas do município. Eles pediram o apoio do deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso, para a criação de um Sindicato Rural e a legalização das escrituras do perímetro rural e urbano do município.

De acordo com os vereadores, Colniza não foi povoada e sim “ocupada”, gerando uma série de complicações com relação à legalização das terras. O município tem cerca de 27 mil habitantes sendo que 4,5 mil são assentados. E sem incentivo financeiro, os assentados estão deixando a agricultura familiar para transformar suas terras em pasto.
“Sabemos que a Frente da Agropecuária é fundamental para a regularização fundiária dos pequenos produtores, por isso viemos até o seu gabinete", disse o vereador Thiago Rodrigo (PSB). A criação de um Sindicato Rural também iria viabilizar muito essa questão.

“Caso não consigam suas escrituras, os trabalhadores rurais não terão acesso a empréstimos financeiros porque dependem dos títulos de propriedade. A cidade só irá crescer quando a população puder investir no que é seu”, afirmou o vereador Geison Gean (PR).

“Sou oriundo da agricultura familiar e sei que sem os devidos incentivos, conseqüentemente, o irá procurar outra forma de subsistência. Infelizmente não tenho a caneta na mão e o órgão que deveria fazer essa regularização está travado e sucateado e o estado está omisso”, disse Zeca Viana.

O deputado se comprometeu em levar o tema para a reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária e solicitar junto ao Intermat à regularização das propriedades rurais, inclusive do município de Colniza.

UNIÃO – Na ocasião, o vereador Francisco Borges (PDT) ressaltou que a comitiva composta por diferentes bandeiras partidárias se uniu para trabalhar em prol da população, deixando as divergências de lado. “Queremos o bem da população e estamos entusiasmados para fazer o diferencial nesta gestão. Nós, vereadores, independe das diferenças partidárias, decidimos nos unir em prol de melhorias para a população. Cortamos gastos, reduzimos custos e estamos economizando para construir a Câmara. No entanto, isso não é suficiente, precisamos da ajuda do nobre deputado”, enfatizou Borges. O presidente da Câmara Elpídio da Silva Meira (PR).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet