Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Geral

Empresa canadense aguarda licença ambiental para produzir potássio no Brasil

Enquanto aguarda uma licença ambiental, a Verde Potash faz planos de iniciar a produção de potássio no Brasil em 2015, com o diferencial de ter uma unidade próxima a regiões que são grandes consumidoras de fertilizantes, disse o presidente da companhia, Cristiano Veloso.


A empresa listada em Toronto (Canadá) espera receber a licença prévia ambiental de seu projeto em Minas Gerais no segundo trimestre, afirmou o executivo à Reuters.

A companhia visa tirar proveito da grande demanda pela matéria-prima de fertilizante no Brasil, que importa cerca de 90 por cento do insumo que consome.

E investidores estão de olho na situação: desde que a Vale suspendeu um grande projeto de potássio na Argentina, que poderia garantir parte das necessidades do Brasil, as ações da Verde Potash subiram cerca de 20 por cento.

Além do mercado, a companhia diz ter outros estímulos.

"Temos muito incentivo para produzir potássio, tanto de Minas Gerais como do governo federal, porque o país precisa urgentemente de fertilizantes", afirmou Veloso, revelando um acordo com o governo mineiro para isenção total de ICMS na cadeia produtiva do potássio.

O projeto Cerrado Verde, em Minas Gerais, passou por 41 mil metros de sondagem que mediram 2,8 bilhões de toneladas de rocha de um potássio não convencional encontrado na superfície. A cor verde do minério foi determinante para dar nome à empresa.

A empresa ainda tem vantagem logísticas em relação a outros projetos para explorar a matéria-prima no país, como o da Potássio do Brasil, que revelou à Reuters contar com grandes reservas, mas situadas no Amazonas, um Estado que tem produção agrícola pequena em relação a outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet