Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Geral

Primeira fase do Acrimat em Ação registra recorde de público

Aproximadamente mil pecuaristas de sete municípios visitados na região Oeste de Mato Grosso já participaram do programa "Acrimat em Ação", realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e composto por palestras e debates sobre a cadeira da carne bovina.


Nesta primeira etapa, realizada desde o dia 18 até a última segunda-feira (25), o programa percorreu os municípios de Poconé, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, com público médio de 130 pessoas. Pastagem, medicamentos veterinários, mercado do ponto de vista do frigorífico e código florestal foram alguns dos assuntos trabalhados por profissionais especializados.

De acordo com o presidente da Acrimat, José João Bernardes , a pecuária é uma das principais atividades econômicas no Estado e por isso merece uma atenção especial para o melhoramento da produção. “Podemos citar exemplos como Poconé que, a mais de 200 anos produz bezerro no pantanal mato-grossense, ajudando a preservar este ecossistema e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou.

Ao final de cada palestra, há espaço para debate entre profissionais e pecuaristas. Para Luciano Vacari, superintendente da associação, esta é uma oportunidade para ambas as partes. A entidade, por poder ver de perto quais os problemas e anseios de seus associados e também por parte dos pecuaristas que abrem um canal de reivindicação. “Os produtores podem ter certeza que todas as reclamações e reivindicações feitas serão oficializadas e dirigidas para os órgãos responsáveis. Vamos apurar todas as possibilidades para atender cada um dos pecuaristas deste Estado”, disse.

Inovação

Este ano a Acrimat está promovendo também uma aproximação entre indústria e pecuaristas. No dia seguinte às palestras, entre cinco e dez produtores se reúnem com o diretor institucional de relacionamento de um frigorífico para discutir os entraves existentes na relação entre fornecedor e indústria. “Existem muitas cobranças pela qualidade da produção, agora também podemos apresentar nossas dificuldades e cobrar uma parceria que seja eficiente para todos”, explicou o pecuarista Huberto César de Moraes Machado.

Próximas etapas
Acrimat em Ação 2013 segue com o projeto por mais três regiões do Estado. A Rota 2 começa no dia 6 de abril no município de Vila Rica e segue pela região Nordeste e Sul até o dia 16, encerrando com evento em Rondonópolis. Na terceira Rota serão visitadas seis cidades da região Noroeste e do Arinos e por fim, em maio, será percorrida a região norte e médio norte, finalizando com Cuiabá, no dia 27 de maio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet