Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Geral

Prefeitura e chacareiros discutem ações para fomentar a agricultura familiar

Com o objetivo de facilitar o acesso dos alimentos produzidos pela agricultura familiar na elaboração da merenda, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou uma reunião com os chacareiros do município nesta semana.


A intenção é fomentar a produção e dar condições para que os chacareiros participem da chamada pública para aquisição de alimentos da merenda escolar, marca para a próxima sexta-feira (05), às 13h30, no Paço Municipal.

Uma das propostas apresentadas pelo município é a criação de um Centro de Recebimento e Distribuição de Alimentos, que irá funcionar anexo a Padaria Escolar. A mudança era uma reivindicação dos produtores e irá facilitar e reduzir os custos na hora de entrega dos produtos.

Na oportunidade, os chacareiros apresentaram ao poder público os principais desafios da agricultura familiar, como a falta de assistência técnica, crédito e de organização entre os produtores.

Segundo a gerente de Projetos e Convênios, Solimara Ligia Moura, existem linhas de crédito junto ao governo federal para o financiamento do plantio e compra de equipamentos, mas para facilitar o acesso aos recursos, os produtores precisam estar organizados em associação ou cooperativas.

Durante a reunião, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Vaz anunciou que irá priorizar os alimentos produzidos pela agricultura familiar na composição do cardápio do Restaurante do Trabalhador, que dever ser construído ainda este ano. “O que nós estamos oferecendo é a oportunidade dos produtores se organizarem para que possam atender a demanda.”

O prefeito Otaviano Pivetta também participou do encontro e se comprometeu em visitar os produtores nos próximos dias. “A intenção é conhecer a realidade dos produtores locais e buscar meios de incentivar a produção, facilitar o comércio e garantir renda para o homem do campo.”

Participaram da reunião, o secretário municipal de Agricultura, Ildo Romancini, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cláudio Boff e o coordenador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aldo de Almeida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet