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Terça-feira, 02 de julho de 2024

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Relação Brasil e Alemanha é abordada por ministro de Portos em Conferência de Logística

José Leônidas Cristino, ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos, participou da 4ª Conferência de Logística Brasil-Alemanha, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ) e a BVL, dentro da Intermodal South America 2013.


"O Brasil é hoje o segundo maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. São 11 bilhões de euros anuais de negócios em diversas áreas, abrangendo desde peças automotivas e veículos a produtos agrícolas, minérios e metais, entre outras. No setor portuário, Alemanha e Brasil firmaram uma série de acordos de cooperação e protocolos de intenções", disse o ministro, que ressaltou ainda a importância da conferência para o estreitamento das relações entre os dois países. "Esta conferência fortalece ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha no campo da gestão logística, transporte, infraestrutura e afins. Essa cooperação, forte, saudável e constante entre os dois países é importante para o crescimento e o estabelecimento de novos negócios".

A abertura teve ainda a participação de Birgitta Worringen, chefe da subdivisão de transporte e pesquisa do Ministério Federal dos Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, e Guilherme Vieira de Mendonça, vice-presidente de infraestrutura e cidades da Siemens e representante da AHK-RJ, que deu as boas-vindas ao público participante. "A conferência é uma excelente plataforma para a troca de experiências entre os países. A logística representa um gargalo para o crescimento, mas também uma oportunidade para investimentos em infraestrutura. A aproximação de multiplataformas e competências pode fortalecer a parceria entre Brasil e Alemanha", analisou Mendonça.

Durante todo o dia, palestrantes nacionais e internacionais se reuniram para analisar temas sensíveis ao mercado de logística e transporte. Entre os assuntos abordados, destacou-se a nova política de infraestrutura brasileira com os recentes planos de investimento lançados pelo brasileiro, o Plano Nacional de Logística Integrado. A crise dos portos e um possível apagão logístico, com os problemas de escoamento de produção e recebimento de cargas, também foram abordados. Cases e soluções para aprimorar os sistemas de distribuição entre os vários modais de transporte de carga no país foram apresentados ao longo dos painéis.

"Acreditamos que o evento tenha cumprido com seu objetivo, que foi de servir como uma plataforma de intercâmbio entre empresas, investidores comerciais na área de logística e profissionais afins, promovendo conhecimento e networking. Para a próxima edição da conferência, que acontece em 2015, o possível tema será a logística da cadeia de produção alimentar no Brasil, abordando a realidade e tendências deste mercado," comenta o diretor-executivo da AHK RJ, Hanno Erwes, instituição responsável pelo evento.
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