Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

GANHO DE PESO

Fazenda em Mato Grosso lança nova raça bovina: a Araguaia

Foto: Assessoria

Bezerro Araguaia desmama mais cedo e com m ais peso que o Nelore

Bezerro Araguaia desmama mais cedo e com m ais peso que o Nelore

A fazenda Santa Rita, em Torixoréu (565 km de Cuiabá), acaba de lançar uma nova raça bovina, a Araguaia, que está sendo elaborada há mais de 30 anos e o refinamento da raça realizado há 12 anos. A raça sintética recebeu esse nome em homenagem ao rio, que gera riquezas por onde passa.


O geneticista Gismar Silva Vieira e o criador Raul Almeida Moraes Neto começaram a fazer os cruzamentos para ter um gado com um ganho maior de peso em menos tempo.

Rentabilidade da pecuária este ano depende da demanda externa

Eles decidiram usar três raças diferentes para fazer a composição da Araguaia: Nelore (Zebuíno), Caracu (raça europeia adaptada) e Blonde D’aquitaine (raça europeia continental). O objetivo era conseguir as melhores características de cada uma delas.

“Do Caracu, a Raça Araguaia herdou a adaptação às altas temperaturas, rusticidade, habilidade materna e o pelo curto. Do Blonde D’aquitaine, a musculatura forte e a pelagem clara, o que ajuda a minimizar a sensação térmica do calor, e do Nelore, o acabamento de gordura, adaptação e resistência aos parasitas”, explica o criador.

O Araguaia tem porte mediano, pele escura e pelos curtos e claros, o que ajuda a se adaptar bem ao calor da região. “Isso significa que nós temos uma raça com 62,5% de adaptação, o que torna o Araguaia extremamente produtivo as condições climáticas dos trópicos”, comenta o geneticista.

Evento detalha confinamento a pecuaristas do Nortão do Estado

O animal também é dócil, rústico e tem extraordinária habilidade materna que, na prática, significa que as fêmeas produzem bastante leite e os bezerros desmamam bem mais pesados. Enquanto um bezerro nelore, de cinco meses e meio, pesa 185 quilos, um Araguaia, da mesma idade, pesa 275 quilos. 

Argemiro Naves de Freitas, gerente de pecuária, explica que os quase cem quilos a mais surpreendem porque os animais recebem um manejo igual, com a mesma alimentação. A novilha Araguaia tem outro diferencial: a precocidade sexual. Ela entra na fase de reprodução com um ano. Além do ciclo mais curto, o maior ganho de peso pode ser notado na balança.

Em um experimento feito pelos pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia foi possível comprovar que os cruzamentos de touros Araguaia com matrizes Nelore tiveram, em média, duas arrobas a mais do que os animais puros Nelore da mesma idade.

A produtividade maior é consequência da seleção genética. Todos os animais puros Araguaia têm o DNA decodificado e só aqueles que possuem os genes com as características interessantes à raça continuam reproduzindo. Para certificar a pureza racial dos produtos e acompanhar a distribuição geográfica do rebanho foi criada a Associação Brasileira de Criadores da Raça Araguaia (ABCRA) com sede em Araçatuba, São Paulo.

“É só o começo para que a raça mato-grossense conquiste os criadores de várias regiões do país”, informam os idealizadores da nova raça, por meio da Link Comunicação e Marketing.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet