Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Geral

J.P. Morgan eleva recomendação de JBS e BR Foods

Ao considerar que os múltiplos e o cenário para os frigoríficos ficam mais interessantes, o J.P. Morgan elevou a recomendação de JBS para compra e de BR Foods para neutra. Segundo o banco, para investimentos com um horizonte de 6 a 12 meses, vale a pena observar o setor.


A recomendação para a Minerva permanece neutra. Para Marfrig, a sugestão ainda é de venda, pois embora a nova gestão caminhe na direção certa, a empresa ainda é muito endividada.

A JBS é a mais barata entre os frigoríficos brasileiros, com uma relação EV/Ebitda (indicador que mostra o valor de mercado mais dívidas sobre resultado operacional) de 6,1 vezes e um múltiplo de preço por lucro (relação entre o número de anos necessários para se obter o retorno do valor pago pela ação) de 10 vezes para 2013. O J.P. Morgan calcula que, se a empresa diminuir o apetite por aquisições e focar no crescimento das operações existentes, a relação EV/Ebitda pode chegar a 5,5 vezes em 2014, com a razão entre preço e lucro de 8,1 vezes.

Para o J.P. Morgan, os repasses de preços conduzirão o crescimento do setor de aves no Brasil em 2013. Neste sentido, a BR Foods é beneficiada por preços robustos e fracas bases de comparação ante o ano anterior. Mesmo com a expectativa de um crescimento de 43% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda na sigla em inglês) em 2013 e de alta de 124% no lucro por ação, os múltiplos são atrativos, diz o J.P. Morgan. A relação entre preço e lucro é de 21,7 vezes.

Para a Marfrig, a falta de visibilidade do fluxo de caixa operacional e o endividamento justificam a recomendação de venda. A expansão da margem no primeiro trimestre do ano em carne bovina pode ser totalmente ofuscada por uma contração de 1,8 ponto percentual na divisão de aves.

“Continuamos a esperar um prejuízo para a Marfrig no primeiro trimestre, com a continuidade da geração negativa de caixa. O indicador entre preço e lucro é de 70 vezes e a relação EV/Ebitda acima de 5 vezes ao fim de dezembro de 2013 inspiram cautela”, afirmam os analistas Alan Alanis, Sambuddha Ray e Luiz Fonseca.

A Minerva emitiu ações no quarto trimestre e os analistas ainda avaliam como a empresa empregará o dinheiro que captou. “A ação não parece cara, mas vamos primeiro ver mais implementações da nova estratégia para além da sofisticação financeira.”

Historicamente, os preços de carne processada sobem em um ritmo similar à inflação. Nos últimos quatro meses, o aumento aconteceu em um patamar de médio a alto no Brasil, três vezes acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mas a expectativa é de uma forte alta nos custos com alimentação. Diante de uma base fraca de comparação para os grãos e o efeito de rolagem de preço, as margens podem traçar uma tendência de alta ao longo do ano, afirma o J.P. Morgan.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet