Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Geral

riscos à saúde

Meraldo sugere consórcios regionais para combater abate clandestino

Foto: Assessoria

Meraldo sugere consórcios regionais para combater abate clandestino
O secretário de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, Meraldo Sá, defendeu a criação de consórcios regionais para que pequenos municípios do país possam organizar sistemas regionais de abatedouros de rebanhos bovinos e acabar com a clandestinidade. A proposta foi apresentada durante audiência pública nesta terça-feira (9) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle do Senado.


Meraldo Sá citou como exemplo a criação de 15 consórcios de desenvolvimento regional em Mato Grosso, que abraçou muitos municípios considerados “paupérrimos” do ponte de vista financeiro e que não dispunham de condições de fazer todos os investimentos necessários. Ele defende a criação de linhas de incentivo para estruturar o setor regionalmente.

Princípio de incêndio no prédio da Sedraf destroe arquivo do Indea nesta manhã
IBGE: abate de bovinos é recorde e cresce 8,0% em 2012 ante 2011

“É preciso incentivar o desenvolvimento regional. Instituir abatedouros atendendo regionalmente. E tirando o entrave que é a clandeatinidade, que existe. A realidade em Mato Grosso não é diferente de outros lugares”, afirmou ao admitir que o problema também precisa enfrentado no Estado.

Serviço de inspeção para abate de animais será implantado em Barra do Garças

Outro problema apontado pelo secretário é a vulnerabilidade do sistema de inspeção sanitária, principalmente nos municípios.
“A maioria dos fiscais não é concursado. É cargo comissionado. E se vem uma determinação superior para que ele não inspecione tal mercadoria, ele atenderá para não perder seu emprego”, ponderou.

A audiência foi sugerida pelo presidente da CMA, senador Blairo Maggi (PR-MT), e foi motivada após divulgação de reportagem no programa Fantástico, da TV Globo, no dia 10 de março, em que foram mostrados diversos abatedouros clandestinos em funcionamento no país sem condições de higiene e de forma cruel aos animais.

Além da reportagem do Fantástico, o debatedores também assistiram documentário produzido pela ong Amigos da Terra, que revela condições precárias dos abatedouros no país.

Foram convidados Enio Antonio Marques Pereira, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Maria Cristina Galvão Rosa Carrijo, presidente da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul; e Cristyanne Barbosa Taques, Diretora de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal da Secretaria de Estado de Agricultura do DF.

Também participam da audiência pública os secretários de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi; de São Paulo, Mônica Bergamaschi; de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, entre outros convidados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet