Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Geral

Redução nos preços de pedágios teria pouco efeito prático na inflação

A diminuição nas tarifas de pedágio em São Paulo teria pouco efeito sobre a inflação, tanto no atacado quanto no varejo, afirmou o superintendente adjunto de inflação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), Salomão Quadros.


“A redução de pedágio tem certa influência para o consumidor que viaja mais, para o transporte de carga e de passageiros, mas é um efeito muito limitado. Para o atacado, por exemplo, levando em consideração a matriz de custo do frete, eu imagino que o pedágio tenha um peso pequeno em relação ao combustível, à remuneração do caminhoneiro, às peças do caminhão”, disse Quadros.

O item pedágio representa 0,12% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). O especialista da FGV explica que, se as tarifas de pedágio forem diminuídas em 10%, o impacto negativo no IPC será de 0,012 ponto percentual. “É um impacto muito pequeno no IPC”, disse Quadros. “No IPA, o impacto da redução na tarifa de pedágio será equivalente a 30% do que for no IPC. É muito menos, mas pode ser que o frete fique um pouco mais barato, mas tudo depende da matriz de custos do setor de distribuição e logística”, completou ele.

Na avaliação do economista-chefe do Banco ABC, Luis Otavio de Souza Leal, "pode ter algum impacto indireto". "Mas diretamente o peso do pedágio [na formação dos índices] é muito pequeno.” Segundo Leal, considerando-se apenas São Paulo, teria-se apenas um terço do impacto sobre o índice de preço nacional, ou 0,04%, já que o Estado responde por cerca de um terço de todo o IPCA. “Qualquer variação disso é muito pequena, não chegaria nem a 0,01 ponto percentual do IPCA.”

As tarifas de pedágio podem cair entre 10% e 20% em São Paulo por conta da renegociação de contratos com concessionárias de rodovias do Estado, informou nesta terça-feira a "Folha de S. Paulo".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet