Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Geral

Apicultores de participam de curso de aperfeiçoamento em Mato Grosso

Foi realizado pela Secretaria de Agricultura e Secretaria de Indústria e Comércio de Nova Ubiratã um curso voltado para os apicultores do município. Foi buscado junto ao SEBRAE um Técnico para que pudesse estar vindo até o município e estar passando aos produtores, novas técnicas de produção e comercialização do mel produzido no município, além de estar sanando duvidas comuns entre os produtores.


Na primeira atividade foi realizada uma palestra no Plenário Benedito Dutra na Câmara Municipal de Vereadores, esta palestra trouxe ao conhecimento dos produtores as formas mais corretas de como pode ser realizada a comercialização do mel produzido, isso por que todo produto do estado é basicamente entregue a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) que é responsável por intermediar tanto na compra destes produtos como na venda.

A segunda atividade realizada foi uma ala prática na Fazenda do produtor Ademar Bucknner, que tem um dos maiores apiários do município atualmente, nesta aula prática foi passadas dicas de como pode ser feito o aumento de produção e maneiras mais de adequadas de aproveitar ao máximo as etapas da produção de mel.

Segundo o SEBRAE é necessário que os apicultores procurem novos mercados, encontrem novas maneiras de estar comercializando este produto que está em falta no mercado, atualmente o que se produz no território nacional não atende a demanda, só em Mato Grosso existem aproximadamente 300 produtores a maioria está concentrada na região Sudoeste e Nortão de Mato Grosso. Apenas oito associações de apicultores estão filiadas à Federação de Entidades Apicultoras do Estado de Mato Grosso – Feapesmat e outras 10 ainda estão em formação.

A Apicultura segundo o que dizem os técnicos do SEBRAE pode ser levada como atividade secundária, mesmo assim podem gerar lucros aumentando a produção no município e como consequência gerar mais empregos. O SEBRAE abrange várias cadeias de fomentação e a apicultura surge como um dos destaques de apoio deste programa que esta em todo território nacional, sempre em conjunto nos projetos voltados a agricultura familiar.

Vale ressaltar que a procura de outros países em comprar o mel produzido no Brasil é muito grande, o Brasil ocupa desde 2004 o quinto lugar na lista dos maiores países exportadores de mel e está em 12º lugar no ranking de produção mundial do produto. “Mato Grosso ainda é inexpressivo no mercado da apicultura nacional e mundial. Porém temos grande chance de liderar esse mercado e colocar nosso produto no topo”, afirma.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet