Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Geral

Embrapa didática

Confira os últimos lançamentos editoriais da Embrapa (26/04/2013)

Foto: Haline Samara/Embrapa

Confira os últimos lançamentos editoriais da Embrapa (26/04/2013)
Como parte das comemorações de seus 40 anos, a Embrapa lançou cinco publicações durante a solenidade de aniversário, nesta quarta-feira (24). Confira os detalhes sobre cada uma:


* A contribuição da Embrapa para o Desenvolvimento da Agricultura Brasileira
Editores técnicos: Eliseu Roberto de Andrade Alves, assessor da Presidência da Embrapa, e Eliane Gonçalves Gomes e Geraldo da Silva e Souza, pesquisadores da Secretaria de Gestão Estratégica

O foco principal desta publicação está na identificação do processo de produção dos produtores rurais e na caracterização de variáveis – insumos tecnológicos, terra, trabalho e outros atributos – diretamente associadas à produtividade e à eficiência desse processo. Duas dimensões são de importância crítica para essas análises. A dimensão espacial fornecida dentro de cada censo e a dimensão temporal entre censos. Nesse contexto analisam-se o processo de produção evidenciado pelo censo agropecuário de 2006 e a sua evolução tomando por base o censo agropecuário de 1995/96. Fatos marcantes da agricultura brasileira, tais como características descritivas derivadas do censo agropecuário de 2006, efeitos da pesquisa agropecuária sobre a produção e no alívio à pobreza, concentração da renda e transferência de tecnologia, são analisados sobre a ótica de técnicas econométricas modernas pertinentes à análise de fronteiras estocásticas, cointegração de séries temporais, análise de regressão linear e não linear e outras técnicas estatísticas multidimensionais. Assim, o rigor, a intuição e a sensibilidade pelos problemas sociais deram-se as mãos para indicar novos caminhos às políticas públicas brasileiras.
O livro poderá ser adquirido na Livraria Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br/)

* Soja, Manejo Integrado de Insetos e outros Artrópodes-Praga
Editores técnicos: Beatriz Corrêa Ferreira, Clara Beatriz Campo e Flávio Moscardi - pesquisadores da Embrapa Soja (Londrina, PR).

A publicação apresenta um sumário de quase 40 anos de pesquisa sobre os mais variados aspectos ligados ao Manejo Integrado de Pragas da Soja (MIP-Soja). Editado em acabamento luxo, o livro tem 12 capítulos, 460 páginas e aborda, de forma aprofundada, temas relevantes, como o histórico do programa MIP-Soja, a bioecologia das principais pragas e inimigos naturais e o seu monitoramento. As novas técnicas de produção e problemas a ela relacionados, como a soja resistente a insetos mastigadores, também são apresentados, além de aspectos relacionados à resistência das pragas aos inseticidas, às perspectivas do manejo sustentável, incluindo considerações sobre pragas exóticas potenciais e as possibilidades do uso da biotecnologia no MIP.

A publicação impressa estará disponível em breve na Livraria da Embrapa (http://vendasliv.sct.embrapa.br/)
O livro em versão eletrônica já está disponível no endereço: http://www.cnpso.embrapa.br/artropodes/

* Microrganismos na Produção de Biocombustíveis Líquidos
Editora Técnica: Cristina Maria Monteiro Machado, pesquisadora da Embrapa Agroenergia (Brasília, DF).

Com o objetivo de reunir e divulgar conhecimentos sobre esse tema, o livro aborda a importância da biodiversidade brasileira para a prospecção de linhagens com as características necessárias para uso industrial, apresentando também as principais estratégias de melhoramento genético. Produção, imobilização, estabilização e uso de enzimas para a fabricação de biocombustíveis, especialmente etanol a partir de biomassas lignocelulósicas, também são temas abordados na publicação.
A publicação impressa estará disponível em breve na Livraria da Embrapa (http://vendasliv.sct.embrapa.br/)

* Matriz de Análise de Política – Metodologia e Análise
Autores: Antonio Jorge de Oliveira, Danielle Alencar Parente Torres, Dirceu João Duarte Talamini, Franco Miller Martins, Joaquim Raimundo de Lima Filho, Luiz Clóvis Belarmino, pesquisadores da Embrapa e Mauro de Rezende Lopes, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A publicação contém os principais conceitos da metodologia, com exemplos práticos para a sua aplicação, além de conter um conjunto de planilhas detalhadas, disponíveis também em CD ROM, que possibilitam ao leitor percorrer todos os passos necessários a realização dos seus próprios estudos. A Metodologia de Análise de Política (MAP) foi desenvolvida por Eric A. Monke e Scott R. Pearson e publicada originalmente pela Cornell University, EUA, em 1989.

Trata-se de uma metodologia que possibilita estudar a rentabilidade das cadeias agroindustriais brasileiras em relação aos competidores, dado preços e tecnologias, com base numa rede de colaboradores estrategicamente posicionados. A abordagem econômica da MAP é a de um sistema de dupla entrada, que contabiliza as receitas, os custos dos insumos e fatores de produção e o lucro dos diferentes sistemas e regiões. A metodologia consiste em caracterizar a organização produtiva a partir dos centros de formação de preços, e indicar o caminho percorrido pelo produto, passando pela zona de processamento até a zona de produção. A expressão “análise de política” significa que, além de avaliar o impacto das políticas públicas, o método pode fornecer subsídios para formação, implementação e avaliação de políticas de investimentos em cada elo e/ou em todos os elos da cadeia. A metodologia apresenta como resultados indicadores de desempenho das cadeias agropecuárias, com explicações de como os mesmos podem ser mais interpretados e comunicados para aqueles que influenciam ou decidem as políticas agrícolas.
A publicação impressa estará disponível em breve na Livraria da Embrapa (http://vendasliv.sct.embrapa.br/).

* A Pequena Produção Rural e as Tendências do Desenvolvimento Agrário Brasileiro. Ganhar tempo é possível?”
Organizadores: Zander Navarro e Silvia Kanadani Campos, pesquisadores da Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília, DF).

Trata-se de coletânea que contém sete artigos que discutem o estado atual e as perspectivas futuras dos estabelecimentos rurais de menor porte econômico (a chamada "agricultura familiar"). Cada texto resultou de pesquisa sobre focos específicos, em diferentes regiões produtivas do Brasil. Os artigos cobrem uma variação significativa de temas, todos de imediata relevância para dimensionar os desafios que atualmente se apresentam para a pequena produção rural.
Os interessados podem solicitar a publicação ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (http://www.cgee.org.br/contatos/index.php).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet