Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Geral

rentabilidade

Valor agregado: novos caminhos para a inovação avícola

Tema do SIAV destaca necessidade de melhorar a rentabilidade dos negócios do setor. Como mais importante encontro do setor avícola brasileiro em 2013, o Salão Internacional da Avicultura (SIAV), evento promovido pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) entre os dias 27 e 29 de agosto, no Anhembi (São Paulo/SP) será também o momento para a definição das novas tendências da cadeia avícola nacional.


Neste sentido, o 23° Congresso Brasileiro de Avicultura, inserido dentro da programação do SIAV, terá como tema nesta edição “VALOR AGREGADO: NOVOS CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO AVÍCOLA”.

“Em 2011, levantamos a logística como principal ponto de debate para o ganho de competitividade do setor, e hoje ela é pauta nacional, não apenas da nossa cadeia produtiva, mas para o país.

Agora, em 2013, queremos levantar a importância de melhorarmos a rentabilidade dos negócios de nosso setor, por meio da agregação de valor”, destaca o presidente da UBABEF, Francisco Turra.

Conforme defende o presidente da UBABEF, a avicultura brasileira atingiu patamares inéditos nos mercados interno e internacional, com o elevado consumo per capita de aves, a melhora nos índices de consumo de ovos e a liderança internacional nas exportações de produtos avícolas. É chegada a hora, porém, de gerar mais receita com a produção da avicultura.

“Os caminhos da avicultura devem se voltar para o aumento de produtos industrializados, com mais tecnologia envolvida no processo. Dessa forma, aumentamos o já elevado número de empregos gerados pelo setor, aumentamos nossa receita e beneficiamos não apenas as agroindústrias de aves e ovos, mas também toda a cadeia fornecedora, com o aumento dos investimentos em tecnologia”, destaca.

Com este foco, o 23° Congresso Brasileiro de Avicultura contará com mais de 60 palestrantes, entre presidentes e diretores de empresas, especialistas técnico-científicos nacionais e internacionais e líderes empresariais. Na pauta das palestras estarão temas que desafiam o dia a dia dos técnicos e dos empresários do setor, e estratégias para ampliar a capacidade competitiva da cadeia produtiva.

“Um dos pontos altos da programação é a palestra com o norte-americano Jurgen Klaric, considerado um dos gurus do marketing na atualidade. Um painel específico com os CEOs das maiores agroindústrias do setor avícola também será destaque na programação, como também a palestra de Andrea Gavinelli, diretor de Bem-Estar Animal da Diretoria-Geral de Saúde e Consumo (DGSanco), da Comissão Europeia”, ressalta Ricardo Santin, diretor de Mercados da UBABEF.

Palestras gratuitas - Em paralelo ao 23° Congresso Brasileiro de Avicultura, eventos gratuitos complementarão a vasta programação do SIAV. “Um deles é o Projeto Produtor, iniciativa especialmente voltada para os produtores avícolas, que tratará sobre desafios do manejo de frango de corte e informações sobre a aplicação de tecnologias na granja”, ressalta o coordenador da programação do SIAV, Ariel Antônio Mendes.

O Simpósio sobre Produção e Mercado de Ovos também é um dos destaques, com uma programação exclusivamente voltada para a cadeia de postura, com temas referentes ao mercado, como agregação de valor, abastecimento de insumos e a busca por novos mercados.

Outra atração do evento, o 2° Seminário Internacional de Sustentabilidade tratará sobre novos horizontes para a sustentabilidade, além de debater a produção sustentável como elemento de agregação de valor. O seminário inclui ainda em sua programação uma mesa-redonda, com participação especial da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), que terá como tema os resíduos avícolas.

Conforme o diretor Administrativo e Financeiro da UBABEF, José Perboyre, 10 reuniões das Câmaras Setoriais da UBABEF já estão confirmadas. “As entidades parceiras do evento – ANFEAS, ALANAC, ABIQUIFI, SINDAN e SINDIRAÇÕES – também promoverão encontros com seus associados durante o SIAV. Haverá, ainda, uma reunião conjunta das Câmaras Setoriais de Milho e Sorgo e de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura”, destaca.

Feira - A quatro meses de sua realização, o SIAV consagrou-se antecipadamente como um dos maiores sucessos do setor avícola brasileiro em 2013. Segundo levantamento feito pela UBABEF, 98% da área comercializável do evento já foi vendida. Mais de 30 agroindústrias de aves e ovos, 20 empresas de equipamentos, todas as empresas de genética avícola, laboratórios, produtores de rações, empresas de logística, certificadores e outros players da cadeia avícola já garantiram presença, trazendo novos produtos e serviços para o mercado.

O sucesso não se restringiu apenas à comercialização, segundo o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra. “Temos já uma massiva confirmação de produtores, e presidentes das agroindústrias informaram que, além destes, deverão trazer, no mínimo, mais 2 mil avicultores”, destaca. Esses produtores contarão com total suporte para participação no evento, como disponibilização de ônibus e de agência do Banco do Brasil, para financiamentos.

“Além dos avicultores, estarão presentes empresários, diretores, gerentes de compra, técnicos de campo e dos frigoríficos e vários outros membros da cadeia produtiva, juntamente com lideranças nacionais e internacionais”, completa o presidente da UBABEF.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet