Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Geral

previsão

Pancadas de chuva atingem a região Norte e boa parte do Nordeste nesta terça

Foto: SOMAR METEOROLOGIA

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

PREVISÃO PARA TERÇA, DIA 7


SUDESTE


Na terça, dia 7, a frente fria se afasta para o oceano e mantém a condição para chuvas fracas e isoladas no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Nos demais pontos da região, com o avanço de uma massa de ar seco e frio, o tempo volta a ficar firme e as temperaturas caem. O dia começa com sensação de frio na maior parte do Sudeste e, mesmo com a presença do sol, os ventos que sopram do quadrante sul dificultam a elevação das temperaturas. Os índices de umidade do ar voltam a cair em todo Sudeste.

SUL

A previsão para terça é de tempo firme para grande parte da região Sul. Áreas de instabilidade provocam chuvas fracas e isoladas no litoral do Rio Grande do Sul. Com o estabelecimento de uma massa de ar polar sobre a região, o dia inicia com temperaturas baixas e sensação de frio. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas sobem pouco durante o dia e as máximas ficam ainda mais baixas do que as registradas na segunda.

CENTRO-OESTE

Aos poucos, a frente fria se afasta para o oceano e uma massa de ar mais seco volta a cobrir a maior parte do Centro-Oeste na terça. Com isso, a previsão é de tempo firme e predomínio de sol entre poucas nuvens no centro-sul da região. No norte do Centro-Oeste, ainda há previsão de pancadas isoladas de chuva de curta duração. Os ventos que sopram do quadrante sul provocam uma queda nas temperaturas em toda a região e o dia começa com sensação de frio no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás e de Mato Grosso. As temperaturas não sobrem tanto no período da tarde.

NORDESTE

Uma frente fria que se desloca pelo litoral do país organiza as áreas de instabilidade no interior do Nordeste nesta terça. A previsão é de um dia com pancadas de chuva na maior parte da região. No centro-sul da Bahia e em pontos do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, não há previsão de chuva. De forma geral, as temperaturas se elevam na região e a previsão é de uma manhã abafada e uma tarde de calor.

NORTE

Na terça, áreas de instabilidade se espalham pela região e as pancadas de chuva passam a ser mais generalizadas. No norte do Amazonas e em Roraima, os volumes acumulados de chuva ultrapassam 60 mílímetros em alguns pontos. No extremo sul da região, o dia será de tempo firme. De forma geral, as temperaturas mínimas diminuem no Norte, mas a sensação de calor predomina durante a tarde em toda a região.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

Na quarta, dia 8, há condição para chuva no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, mas a incidência deve ser mais fraca e isolada. Nos demais pontos da região, a massa de ar mais seco inibe a formação de nuvens e mantém o tempo firme. O frio da madrugada se intensifica na região e as temperaturas seguem amenas à tarde. Os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo do ideal em grande parte do Sudeste, principalmente no oeste mineiro e paulista, onde os valores se aproximam de 30%.

Nos próximos dias, o tempo segue firme na maior parte do Sudeste, com exceção do extremo norte da região, onde ocorrem chuvas fracas e isoladas. A partir do dia 13, há previsão de volta da chuva que, ainda assim, fica restrita ao Estado de São Paulo. Com a mudança nos padrões de vento, que voltam a soprar do quadrante norte, as temperaturas devem entrar em elevação.

SUL

Na quinta, dia 9, e sexta, dia 10, o tempo segue firme na região Sul e, apesar da sensação de frio pela manhã, as temperaturas mínimas entram em elevação. No próximo fim de semana, novas áreas de instabilidade voltam a provocar chuva em todos os pontos da região, sendo mais intensas no oeste dos três Estados. A semana começa com a influência de uma massa de ar seco e frio que, além de deixar o tempo firme com predomínio de sol, gera queda nas temperaturas.

Na próxima semana, permanece o tempo firme e a sensação de frio. Os termômetros voltam a se aproximar de 0°C nos pontos mais altos da região, onde podem ocorrer geadas. Mesmo com a presença de sol durante o dia, as temperaturas não aumentam muito.

CENTRO-OESTE

A condição para pancadas de chuva fracas e isoladas permanece no extremo norte da região nesta quarta. Apesar da previsão de chuva, o dia deve ser de tempo firme e céu com poucas nuvens no resto da região. As temperaturas caem durante a madrugada, mas entram em elevação à tarde. Sem previsão de chuva significativa, os índices de umidade relativa do ar começam a cair e atingem valores muito baixos no oeste de Mato Grosso.

Na quinta e sexta, as áreas de instabilidade voltam a ganhar força no norte da região, com aumento de potencial para temporais no norte de Mato Grosso. A partir do próximo fim de semana, áreas de instabilidade se organizam no oeste da região e provocam pancadas de chuva em boa parte do Mato Grosso do Sul. Os próximos dias serão de tempo firme e baixa umidade do ar sobre Goiás e o Distrito Federal.

NORDESTE

Na quarta, pancadas de chuva incidem sobre boa parte do Nordeste, principalmente entre o sul do Maranhão e o litoral de Sergipe. O potencial para temporais isolados permanece nesta área. No sul da Bahia e em partes do norte da região, a previsão é de um dia de tempo firme, apesar do aumento da nebulosidade. As temperaturas seguem amenas durante o começo do dia em parte da região, mas o calor cobre todo o Nordeste à tarde. Nos próximos dias, o tempo volta a ficar seco na maior parte do Nordeste e a chuva volta a se concentrar no litoral. No litoral norte, o potencial para temporais é maior, principalmente no Maranhão.

NORTE

Na quarta, seguem as condições para pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria na região. As precipitações mais intensas atingem o Amazonas, Roraima e o leste do Amapá. Nos próximos dias, há previsão de chuva para a maior parte da região, mas o destaque continua sendo a parte norte, onde a chuva será mais intensa e generalizada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet