Olhar Agro & Negócios

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Geral

reunião

Famato e Ibama estadual abordam assuntos como CAR e Integração Lavoura-Pecuária

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, se reuniu nesta sexta-feira (17) com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Mato Grosso, Marcus Keynes Santos Lima, para buscar esclarecimentos sobre as operações em áreas de propriedades embargadas no Estado

Foto: Ascom Famato

Presidente da Famato, Rui Prado e superintendente do Ibama de MT, Marcus Keynes Santos Lima

Presidente da Famato, Rui Prado e superintendente do Ibama de MT, Marcus Keynes Santos Lima

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, se reuniu nesta sexta-feira (17) com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Mato Grosso, Marcus Keynes Santos Lima, para buscar esclarecimentos sobre as operações em áreas de propriedades embargadas no Estado. A Famato se colocou à disposição para continuar dialogando com o Instituto, no sentido de orineta-lo sobre os desembargos das áreas onde ocorreram danos ambientais.


Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ganha área para experimento em Alto Araguaia

No entendimento do presidente da Famato, é preciso efetivar o uso mais produtivo possível das áreas já abertas no estado. "Apoiamos o desenvolvimento de tecnologias que permitam isso, como a integração Lavoura-Pecuária (iLP) que estimula o desenvolvimento da produção sustentável e permite o maior aproveitamento das áreas já abertas para a produção", comenta Rui Prado.

Segundo a assessoria de imprensa da Famato, a federação orienta os produtores de Mato Grosso, que possuem áreas embargadas e que são alvos das operações do Ibama, para que procurem a superintendência do órgão no Estado, cuja sede é em Cuiabá, para regularizar a situação. Em caso de dúvidas, devem procurem também o Sindicato Rural mais próximo.

Outro assunto discutido durante o encontro foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Nacional, ao qual MT ainda não aderiu. De acordo com a Secretaria EStadual de Meio Ambiente (Sema), existem cerca de 25 mil CAR’s estaduais protocolados na secretaria. Prado informou que o secretário de Meio Ambiente, José Lacerda, garantiu que o Estado irá aderir ao CAR Federal, mas que ainda estuda alguns pontos da adesão.

Segundo o superintendente do Ibama, apesar do grande volume de processos que chegam ao órgão, as prioridades estão sendo dadas aos interessados que vão até o Instituto para regularizar a situação de suas áreas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet