Olhar Agro & Negócios

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Economia

China barra produtos e aumenta tensão comercial com Nova Zelândia

A China aumentou a tensão comercial com a Nova Zelândia ao barrar milhares de toneladas de carnes congelada e resfriada provenientes do país da Oceania. De acordo com o primeiro-ministro neozelandês, John Key, a alfândega chinesa exigiu outros documentos que garantissem a qualidade do produto, os quais já foram enviados. Key espera que a proteína seja liberada até o fim desta semana


Pequim tem aumentado o rigor quanto às importações de alimentos em resposta aos recentes escândalos de segurança alimentar no país, incluindo rotulagem inadequada dos produtos. No início do mês, autoridades sanitárias de Xangai prenderam comerciantes que vendiam carne de rato como se fosse de carneiro.

O trader Dan Coup, da Associação da Indústria de Carne da Nova Zelândia, disse que os produtores neozelandeses estão ficando preocupados com os bloqueios da China, onde seus carregamentos de carnes chegam a cada quatro dias. Se isso for pontual, não será o fim do mundo, mas, se continuar, podemos ter problemas com custos, afirmou.

A Nova Zelândia exportou 603 milhões de dólares neozelandeses (US$ 488 milhões) em carnes para a China só no primeiro trimestre deste ano. Além de já ser o principal importador de carnes resfriadas, a China deve se tornar o maior parceiro comercial da Nova Zelândia neste ano, superando a Austrália. As informações são da Dow Jones.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet