Olhar Agro & Negócios

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Geral

metereologia

Ar seco cobre Centro-Oeste e MT registra pancadas de chuva isoladas

O ar mais seco cobre a maior parte do Centro-Oeste e as pancadas de chuvas ficam restritas a pontos isolados no norte de Mato Grosso. A presença do sol garante a elevação das temperaturas ao longo do dia, mas as máximas devem ser inferiores às registradas na quinta. Apesar de uma ligeira melhora nos índices de umidade relativa do ar, os valores seguem abaixo do ideal no norte da região.

Foto: Reprodução - Ilustração

Ar seco cobre Centro-Oeste e MT registra pancadas de chuva isoladas

Ar seco cobre Centro-Oeste e MT registra pancadas de chuva isoladas

PREVISÃO PARA SEXTA, DIA 24


CENTRO-OESTE

O ar mais seco cobre a maior parte do Centro-Oeste e as pancadas de chuvas ficam restritas a pontos isolados no norte de Mato Grosso. A presença do sol garante a elevação das temperaturas ao longo do dia, mas as máximas devem ser inferiores às registradas na quinta. Apesar de uma ligeira melhora nos índices de umidade relativa do ar, os valores seguem abaixo do ideal no norte da região.

SUDESTE


Na sexta, dia 24, as áreas de instabilidade perdem força na região e o risco de temporais diminui. Ainda há previsão de chuva do leste de São Paulo até o nordeste de Minas Gerais, mais generalizada nos territórios fluminense e capixaba. No oeste paulista e mineiro, apesar da presença de nebulosidade, o tempo firme e o sol prevalecem. As temperaturas caem na região e o dia será frio em grande parte do Estado de São Paulo e pontos mais isolados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

SUL

As áreas instabilidades se afastam da região Sul e o tempo volta a ficar firme em grande parte da região. Na faixa litorânea do Paraná, os ventos mais úmidos que sopram do oceano favorecem a ocorrência de pancadas fracas ao longo do dia. Com a diminuição da nebulosidade, as temperaturas caem mais rapidamente durante a madrugada e o dia começa com sensação de frio em toda a região. Na parte da tarde, com a presença do sol, as temperaturas ficam amenas.

NORDESTE

Na sexta, além da chuva que atinge o norte da região, há previsão de pancadas em pontos isolados do sul do Piauí e Maranhão e oeste da Bahia. Os volumes acumulados serão baixos, mas segue a previsão para temporais e chuvas fortes em pontos isolados entre o litoral maranhense e potiguar. O dia começa com temperaturas amenas em boa parte da região, mas a tarde o calor toma conta do Nordeste.

NORTE

As áreas de instabilidade associadas ao calor e a umidade ganham força e a chuva ocorre de forma mais generalizada sobre a região, atingindo também pontos do Tocantins. Os volumes acumulados para o Estado do Amazonas podem superar 60mm em alguns pontos. O dia começa com temperaturas amenas em boa parte da região, mas a tarde faz calor em todo o Norte do país.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE


No sábado, dia 25, apesar da nebulosidade, o tempo volta a ficar firme e o sol aparece durante boa parte do dia na região. Os termômetros seguem em queda e não deve passar dos 15°C. Durante a tarde, as temperaturas não sobem e apenas no norte mineiro faz calor. No domingo, dia 26, pancadas de chuva ocorrem em boa parte de São Paulo e no oeste de Minas Gerais. Na segunda, dia 27, as áreas de instabilidade avançam pela região e a chuva atinge toda a metade sul de Minas Gerais e também grande parte do Rio de Janeiro. No decorrer da próxima semana, a previsão é de chuvas fortes e temporais em grande parte do Estado de São Paulo.

SUL

Com o avanço de uma massa de ar seco e frio sobre a região, o tempo fica firme e provoca queda nas temperaturas. O sábado começa com temperaturas baixas e termômetros próximos a 0°C nas serras gaúcha e catarinense. No domingo, áreas de instabilidade voltam a provocar pancadas de chuva no norte do Paraná e oeste paranaense e catarinense. Na segunda, as áreas de instabilidade avançam pela região e provocam pancadas de chuva até o norte gaúcho. No decorrer da próxima semana, o tempo segue instável e com previsão de chuva para os três Estados.

CENTRO-OESTE

No sábado, o tempo fica firme e o sol predomina entre nuvens em todo o Centro-Oeste. O dia começa com sensação de frio no sul de Mato Grosso do Sul e Goiás. Segue o alerta para baixa umidade relativa do ar no norte da região, fator que, aliado à falta de chuvas e o solo seco, aumenta o risco de queimadas. No domingo, voltam a ocorrer pancadas de chuva em alguns pontos da região, no Mato Grosso do Sul chuva será mais generalizada. Na segunda, a chuva ganha força e há ricos de temporais no Estado sul-mato-grossense. Durante a próxima semana, segue previsão de chuvas e risco de temporais isolados na região.

NORDESTE

O final de semana segue com previsão de chuva para a metade norte da região, além das pancadas de chuva em alguns pontos do interior do Nordeste. A chuva deve ajudar no aumento nos índices de umidade relativa do ar em boa parte da região. Há o potencial para temporais em pontos mais isolados entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. No domingo, a chuva perde força no Nordeste, embora ainda haja previsão de pancadas de chuva para o extremo norte, oeste e leste da região. A partir da segunda, a chuva volta a ficar concentrada no litoral.

NORTE

No sábado, devem ocorrer pancadas de chuva na maior parte da região. Nos Estados do Amazonas e Acre, a chuva será mais duradora e os volumes acumulados serão mais elevados. No domingo, a chuva continua sobre a maior parte da região, mas já com redução no risco de temporais. A partir da segunda, a precipitação passa a se concentrar no oeste da região, enquanto boa parte do Pará e o Estado do Tocantins passam por um período de tempo mais firme e seco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet