Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Jurídico

violência no campo

Centenas de indígenas ocupam cerca de 30 mil ha e fazendeiros vão à Brasília pedir providências

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul que tiveram suas fazendas ocupadas por indígenas na última semana cobraram apoio dos deputados estaduais para resolver o problema. Nesta quinta, dia 23, foi realizada uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado para tratar o tema. Mais de 200 fazendeiros compareceram ao plenário.

Foto: Divulgação/Famasul

Centenas de indígenas ocupam cerca de 30 mil ha e fazendeiros vão à Brasília

Centenas de indígenas ocupam cerca de 30 mil ha e fazendeiros vão à Brasília

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul que tiveram suas fazendas ocupadas por indígenas na última semana cobraram apoio dos deputados estaduais para resolver o problema. Nesta quinta, dia 23, foi realizada uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado para tratar o tema. Mais de 200 fazendeiros compareceram ao plenário. A partir das reivindicações, foi criada uma comissão com 30 parlamentares e representantes de produtores. O grupo agendou para terça, dia 28, em Brasília, uma audiência com a Frente Parlamentar da Agricultura.


Duzentos homens armados invadem propriedades de ex-deputado e espancam segurança; União é acionada

Frente da Agropecuária e produtores rurais recorrem ao Planalto contra modelo de demarcação de terras indígenas

O presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrossul) Chico Maia, afirmou que os produtores perderam seus direitos com a invasão de terras. O líder também apontou para as consequências econômicas do conflito.

O ex-deputado e pecuarista Ricardo Bacha relatou a invasão indígena que ocorreu em sua fazenda no dia 15. Ele possui 300 hectares de terras e contou que a família foi expulsa da propriedade. O produtor fez críticas ao Estado e ao governo federal por não terem solucionado o problema.

Cerca de 30 mil hectares estão ocupados por índios em 29 municípios de Mato Grosso do Sul, o que afeta centenas de produtores. Durante a sessão, os parlamentares se comprometeram a encontram uma solução para o problema.

Ocupações no Vale do Buriti

Nesta semana, a Justiça suspendeu a reintegração de posse a duas fazendas invadidas por índios na região conhecida como Vale do Buriti. Na região de Sidrolândia, 10 fazendas foram ocupadas, e nos municípios próximos, mais seis. A Justiça Federal marcou para quarta, dia 29, uma audiência de conciliação entre indígenas e produtores rurais. Na segunda, dia 27, também está prevista uma audiência pública sobre o caso na Assembleia Legislativa do Estado.

Em Brasília (DF), a questão indígena ainda mobiliza a Câmara dos Deputados. A Frente Parlamentar da Agropecuaria (FPA) informou que realizará uma mobilização nacional no dia 14 de junho para chamar atenção para a questão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet