Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Logística

Transoceânica

Chineses percorrem Mato Grosso e avaliam investimentos em ferrovia

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Chineses percorrem Mato Grosso e avaliam investimentos em ferrovia
O reconhecimento dos municípios por onde a Ferrovia Transcontinental ou Transoceânica irá passar em Mato Grosso teve início em Comodoro nesta terça-feira (09). O grupo chinês, que planeja investir na ferrovia que ligará o Estado ao Oceano Pacífico, é formado pelo embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e 23 empresários chineses.


O grupo foi recepcionado pelo governador Pedro Taques e o vice-governador Carlos Fávaro. Na ocasião Taques declarou que todos os esforços serão concentrados para que as obras tenham início o quanto antes.

Na segunda-feira (08) os governadores de Mato Grosso, Acre e Rondônia assinaram o protocolo de intenções em prol da Ferrovia Transoceânica.

Leia mais:
Ferrovia Transoceânica tem protocolo de intenções assinado por MT, AC e RO
Chineses visitam Mato Grosso e planejam investir em ferrovia que ligará Estado ao Oceano Pacífico

De acordo com Pedro Taques, existe a expectativa que tal parceria do Brasil com o governo chinês permita a conclusão da ferrovia em curto prazo. "Tenho certeza que iniciaremos esta ferrovia para escoar nossa produção até a China. Vamos superar a distância que nos separa".

A previsão é que a comitiva visite Lucas do Rio Verde nesta quarta-feira (10), onde haverá a primeira discussão sobre a implantação da ferrovia.

Os 23 empresários que fazem parte da comitiva chinesa são empresários e diretores de empresas de construção pesada, bancos de investimentos do país asiático e membros da embaixada.

O grupo estrangeiro possui o interesse de investir no Brasil com a construção de uma ferrovia transcontinental ligando o Brasil e o Peru. A intenção é aproximar a América Latina, através dos países, com a Ásia pelo Oceano Pacífico.

O pré-projeto mostra a ferrovia cruzando Mato Grosso passando por Rondônia e o Acre até chegar ao Peru.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet