Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política

baixa renda

Bezerra intervém para que assentados da agricultura familiar não paguem multa emitida pelo Ibama

Foto: Reprodução

Bezerra intervém para que assentados da agricultura familiar não paguem multa emitida pelo Ibama

Bezerra intervém para que assentados da agricultura familiar não paguem multa emitida pelo Ibama

O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) recorreu ao presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Valney Zanardi Júnior, para que as famílias que residem em assentamentos rurais de Mato Grosso fiquem isentas das multas aplicadas a agricultores em assentamentos rurais do Incra. Muitos dessas família sobrevivem com a renda da agricultura familiar e Bolsa Família, benefício do governo federal.


Leia mais “Não podemos fazer vistas grossas para a extração ilegal em reservas indígenas”, alerta Maggi
Programa de Municípios Sustentáveis consegue apoio de Silval para regularização ambiental

De acordo com a assessoria do deputado, as multas aplicadas são excessivas e as famílias não teriam condições de efetuar os pagamentos. Os assentamentos ficam localizados nos municípios de Peixoto de Azevedo, Marcelândia e Matupá. Segundo o presidente do Ibama, Zanardi, uma equipe técnica irá até os locais para avalizar as autuações feito pelo deputado Bezerra. 

Segundo o deputado Bezerra, existem no município de Peixoto de Azevedo (696 km Cuiabá) 11 assentamentos rurais assegurados pela Agricultura Familiar. Para o prefeito do município, Sinvaldo Santos Brito, os valores das multas são exorbitantes pela renda familiar que possuem e trabalham para a própria substância.

Outros recursos

O secretário de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo liberou um recurso de R$ 8,5 milhões ao governo do Estado para preservação e controle de doenças, pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Esses recursos foram intermediados pelo deputado Bezerra junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo Bezerra, os recursos vão possibilitar a estruturação e manutenção do sistema unificado de atenção à sanidade animal e vegetal, com o objetivo de prevenção e controle das doenças dos animais e vegetais no Estado.

Leia outras notícias do Agro Olhar 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet