Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política

conflito fundiário

Bancada ruralista voltará a cobrar governo em 2014 para definir novas regras de atuação à FUNAI

Foto: Reprodução

Líder rural quer cumprimento de compromisso do governo com setor

Líder rural quer cumprimento de compromisso do governo com setor

Apesar da vitória ruralista na instalação na Câmara Federal da Comissão Especial da PEC 215, que discutirá as demarcações de terras indígenas, o assunto não se esgota e o setor produtivo rural continuará a cobrar do governo federal outras medidas para evitar conflitos fundiários.


O assunto voltará a ser tratado oficialmente a partir da próxima semana, quando Câmara e Senado retornarem do recesso parlamentar.

Leia mais:
Agropecuária não tem reconhecimento do governo pelos resultados na economia, diz líder do setor
Governo mente quando não é transparente com a questão logística, dispara Nilson Leitão

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), substituto de Homero Pereira a frente da entidade, os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, adiaram para 2014 decisões que já haviam sido anunciadas.

“A ministra Gleisi deve desde o mês de abril um novo decreto sobre demarcação de terra indígena. Já falam até em número, o 1775, mas ainda temos que ver este assunto. Da mesma forma a portaria 303, em que o Advogado Geral da União, Luis Inácio Adams, tão logo foi votado o caso Raposa Serra do Sol no Supremo Tribunal Federal e publicado o acórdão, disse que seria novamente valendo”. revelou.

No entanto, segundo Heinze, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, continuou adiando a publicação da portaria enquanto manifestava à imprensa sua contrariedade à instalação da PEC 215.

“O ministro disse que não era bem assim, que o governo deveria revisar a portaria. Isso é enrolação. Temos que definir esta questão”, criticou.

Em dezembro passado a FPA realizou uma mobilização com centenas de produtores rurais de todo o país para pedir o fim dos processos para demarcação de terras indígenas. A pressão surtiu efeito, já que naquela semana foi instalada a Comissão Especial da PEC 2015.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet