Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Política

23 municípios

AMM orienta municípios na elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural

AMM orienta municípios na elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural
Foi concluída nesta semana a elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural em oficina promovida pela Associação Mato-grossense dos Municípios com representantes de 23 cidades de Mato Grosso. Os planos devem auxiliar as prefeituras na promoção de políticas públicas mais eficientes e na busca por recursos.


A oficina foi coordenada pelo agrônomo, professor universitário e criador da rede de agroindústrias rurais “Sabor Colonial” de Santa Catarina, Gelso Marchioro. De acordo com a assessoria de imprensa da AMM, ele utilizou a metodologia do planejamento estratégico participativo, de Joel Souto Maior Filho. Além de Marchioro, os participantes contaram com a orientação de representantes da Embrapa, Sicredi, Sedraf-MT, MT-PAR e MDA.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, disse que o Plano de Desenvolvimento Rural é importante para fomentar o desenvolvimento de forma sustentável e direcionar as políticas públicas no campo. “A AMM está atenta a essa necessidade e trabalha para fortalecer a agricultura familiar, que é a principal atividade de milhares de famílias nos municípios”.

A realização é resultado do programa de apoio à agricultura familiar Voltar a Querer, elaborado pela AMM e articulado em conjunto com o Sicredi, com a parceria de entidades executoras, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secitec, Pronatec, Embrapa, Senar, Sedraf, MDA, Mapa, Senar, Empaer, Coopervale, prefeitura, entre outros.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino, ressaltou que todos os municípios participantes concluíram a oficina e a elaboração do Plano. Ele afirma que já planeja uma agenda para dar continuidade ao trabalho com novas visitas e mais oficinas.

O trabalho agora deve ser aperfeiçoado por cada prefeitura, em parceria com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e agricultores. Entre as ações previstas estão o fortalecimento dos Conselhos e a capacitação dos membros, reuniões nas comunidades, estruturação das secretarias de Agricultura e conscientização da população.

De acordo com a secretária de Planejamento de Torixoréu, Agda Martins, além das ações de fortalecimento da base, o planejamento inclui a ativação da agroindústria de farinha do município. A gestora explica que a infraestrutura já existe e pode beneficiar 10 famílias de assentados. “Pretendemos trabalhar na sensibilização do agricultor, no aumento da produção e na viabilidade de comércio fora da região”, resumiu a secretária.

Para o delegado federal do MDA, Nelson Borges, a iniciativa possibilitou que os municípios avançassem na viabilização de políticas mais efetivas. “Percebemos que eles encerram a oficina com mais entusiasmo e compromisso com o Plano de Desenvolvimento”, ratificou o delegado. Ele também explicou que, com o diagnóstico pronto, será mais fácil elaborar projetos para arrecadar recursos dos programas federais e atender as prioridades da população.

Nelson Borges também disse que enviou o projeto do programa Voltar a Querer para a Secretaria de Agricultura Familiar, do ministério ao qual é vinculado, em Brasília. Agora, em parceria com o gerente de Desenvolvimento Econômico da Associação, trabalha nas respostas aos questionamentos recebidos. “A intenção é trazer alguém da Secretaria para discutir as ações aqui em Cuiabá, com a AMM”, explicou.

Paralelamente à oficina, a AMM tem trabalhado para a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-MT). A demora por parte do Governo do Estado é um dos entraves apontados pelos Planos de Desenvolvimento Rural.

A Gerência de Desenvolvimento Econômico da Associação encaminhou ofício para a Procuradoria Geral do Estado, visando a regulamentação da Lei 9.790/12 por decreto. A expectativa, segundo Hudson Saturnino, é que isto aconteça ainda no primeiro semestre de 2014.

As informações são da assessoria de imprensa da AMM.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet