Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Política

Forum pensar MT

Setor produtivo realiza ampla pesquisa e formula 'bíblia' da classe para nortear novos governantes

Foto: Laura Petraglia/ Agro Olhar

Setor produtivo realiza ampla pesquisa e formula 'bíblia' da classe para nortear novos governantes
O setor produtivo de Mato Grosso, que compõe o Fórum Agro MT, apresentou na manhã desta sexta-feira (28), o projeto Pensar MT cujo objetivo é contribuir para a criação de uma agenda positiva do agronegócio para os candidatos ao governo do Estado e bancadas federal e estadual. A intenção é que o resultado dessa verificação sirva para subsidiar novos gestores sobre as principais demandas do setor agro.


Entre os meses de abril e maio uma equipe irá percorrer 20 municípios do interior do Estado com o intuito de ouvir os produtores e saber o que eles esperam dos próximos candidatos à eleição de 2014, e mais, saber qual o estado que eles desejam ter em 2020, 2030.

Neri Geller sai em defesa de Dilma e diz que rejeição do setor produtivo de MT ao PT é coisa do passado
Faltam R$ 36 bi e vontade política para resolver o problema de logística do Centro-Oeste, diz Rui Prado

“É a primeira vez que o setor produtivo percorrerá o Estado para fazer um raio X das principais demandas da agropecuária mato-grossense. Sentimos que estava na hora de começarmos a participar mais efetivamente da política do nosso estado e, independente que questões partidárias, esse documento será um bíblia com apontamentos e possíveis soluções ao novos gestores”, afirma o diretor da Famato, Seneri Paludo.

Segundo ele, a Fundação Dom Cabral foi contrata para coordenar todo processo de coleta e tabulação de dados. O projeto se divide em fases e, numa primeira etapa, será feita uma pesquisa qualitativa com 50 grandes lideranças do setor produtivo. “Queremos saber qual a visão de futuro deles e como eles enxergam Mato Grosso em 2020, 2030”, disse.

A Segunda parte do trabalho consiste na pesquisa quantitativa, ou seja, levar o debate da construção de alternativas para o setor a mais de 20 municípios de todas as regiões do Estado. A intenção é ouvir 2 mil pessoa das sociedade civil e setor produtivo.

Por ultimo a terceira fase do projeto consiste no fechamento dos dados e na elaboração de um relatório analítico das propostas do setor agropecuário na busca do desenvolvimento estadual e a apresentação desse material aos candidatos ao pleito deste ano. A expectativa é que o estudo fique pronto em julho.

Os temas centrais do trabalho serão Modelo de Gestão do Estado de MT; Fundiário; Logística; Trabalhista; Capacitação; Pesquisa, Tecnologia e Inovação; Política de Atração de Investimentos; Sanidade Animal e Vegetal; Ambiental; Crédito, Comercialização e Financiamento. 

O Fórum Agro MT afitma estar comprometido com o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil e busca soluções para o fortalecimento do maior segmento econômico de Mato Grosso. É formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Acrimat, Acrismat, Ampa e Aprosmat.




Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet