Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política

BRASIL E ARGENTINA

Participação política do agronegócio de Mato Grosso é tema de doutorado em Harvard

Foto: Lidiane Barros/Assessoria Deputado Estadual Zeca Viana

Participação política do agronegócio de Mato Grosso é tema de doutorado em Harvard
A influência do setor agropecuário do Brasil e da Argentina na política é tema de tese de doutorado de uma estudante argentina na Universidade de Harvard, em Chicago (EUA). As influências do setor produtivo na política mato-grossense estão entre os pontos a serem abordados pela estudante, que na última semana entrevistou o vice-governador Carlos Fávaro e o deputado estadual Zeca Viana, entre outras lideranças.


A pesquisa sobre a participação política do setor agropecuário no Brasil e na Argentina é realizada pela estudante argentina Belén Fernández Milmanda. A doutoranda este em Cuiabá na última semana.

Leia mais:
Conab projeta produção de 51,2 mi/t de grãos para Mato Grosso; 24,5% da safra nacional

Hoje, Mato Grosso é o maior estado produtor de grãos e carne bovina do Brasil. Sozinho o estado deverá na safra 2014/2015 produzir 51,2 milhões de toneladas de grãos, dentro de um volume nacional de 208,8 milhões de toneladas de grãos. Em termos de bovinos Mato Grosso possui aproximadamente 28 milhões de cabeças, abatendo entre 4,5 milhões de cabeças e 5,5 milhões de cabeças de gado ao ano.

De acordo com a assessoria de imprensa do deputado estadual Zeca Viana, entre os questionamentos da estudante estavam os motivos das organizações e líderes rurais de Mato Grosso em atuar na política e nos partidos, bem como o tipo de contribuição que representantes do agronegócio podem fazer para o estado e como os mesmos avaliam o setor público.

“A agropecuária é importante para o Brasil. Então, se tem alguém do setor que conhece, é melhor. A mentalidade do produtor é diferente do político tradicional. Nós podemos contribuir, gostamos de fazer. O político tradicional tem mania de empurrar com a barriga”, pontuou o deputado estadual Zeca Viana. Segundo ele, a participação de novos "políticos do agronegócio" significam as mudanças urgentes demandadas e cobradas pelo interior do Estado ou nos grandes centros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet