Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política

projetos

Construção de polos de produção irrigada e criação de cooperativa de piscicultores são anunciados para Cuiabá

Foto: Luiz Alves

Construção de polos de produção irrigada e criação de cooperativa de piscicultores são anunciados para Cuiabá
“Cerca de cinco polos de produção irrigada serão implantados em Cuiabá”, anunciou o diretor de Agricultura da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Jilson Francisco da Silva, nessa terça-feira (11). A medida irá contribuir para a independência do mercado interno de alimentos.


Trabalho iniciado por Maggi pode beneficiar toda logística de transporte de MT
Prefeitura vai selecionar piscicultores para comercialização imediata

“Cuiabá é abastecida com muitos produtos de outros estados e até mesmo do Nordeste, que sofre com a escassez de água. Isso deixa evidente o principal ponto de estrangulamento da produção no Município. Para mudar essa realidade, trabalhamos para a implantação de um sistema de pivô-central de irrigação, que irá garantir a produção de frutas, verduras e legumes no entorno da Capital”, declarou Jilson.

Ainda de acordo com o diretor, o projeto de construção do sistema seja desenvolvido de forma integrada. “Podemos nos aproximar não apenas de empresários do meio atacadista e varejista, mas, principalmente, de instituições de pesquisa, tanto estaduais como federais, e executar um projeto que tenha reflexos na geração de emprego e renda e, consequentemente, no aquecimento da economia local”, explicou.

Um segundo projeto também está em desenvolvimento. Trata-se da criação de uma cooperativa de piscicultores da capital, que irá estimular a produção e promover a qualificação profissional dos trabalhadores.

Além disso, já está sob análise da Procuradoria-Geral do Município projeto que prevê a realização de um acordo de cooperação técnica e de gestão compartilhada com o objetivo de integrar e fortalecer o sistema municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Pretendemos criar um núcleo composto por pelo menos cinco especialistas de nível superior e 10 técnicos agrícolas, que irão morar nas comunidades rurais e dar assistência técnica permanente aos agricultores”, explicou Jilson Francisco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet