Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política

apoio

Produtores de Santo Antônio reclamam da falta de financiamento e pedem ajuda à Riva

Foto: Reprodução/Ilustração

Produtores de Santo Antônio reclamam da falta de financiamento e pedem ajuda à Riva
Trinta e dois pequenos produtores rurais integram a Cooperativa Mista de Santo Antonio do Leverger (COOPMSAL) estiveram na Assembleia Legislativa para pedir apoio para o fomento da produção agrícola local. Uma comitiva de representantes da Agrovila das Palmeiras foi recebida nessa terça-feira (11) e pelo deputado José Riva (PSD).


Construção de polos de produção irrigada e criação de cooperativa de piscicultores são anunciados para Cuiabá
Índios invadem Funai e pedem poder de veto para construção de usinas em suas terras

Durante o encontro o parlamentar assegurou que irá contribuir na solução dos principais problemas que afetam os pequenos produtores agrícolas da região. A entidade em questão está em processo de formação e pretende garantir, entre outros avanços, a sustentabilidade da produção daquela comunidade.

“Vamos reforçar, no orçamento do Estado para 2014, os programas estaduais voltados para a agricultura familiar que podem viabilizar a infraestrutura necessária a estes empreendedores”, disse Riva.

De acordo com a assessoria, no encontro os produtores resaltaram que quem trabalha com hortifrutigranjeiros, não conseguem produzir na época das chuvas pela ausência de estufas. Já os produtores de leite precisam de resfriadores e outros equipamentos indispensáveis.

A garantia de que os produtores terão acesso a programas de qualificação de mão de obra, assistência técnica e beneficiamento da produção partiu do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familar (Sedraf), Meraldo Figueiredo Sá.

Pavimentação

Ainda durante a reunião, o deputado José Riva providenciou um requerimento à Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana, solicitando o asfaltamento dos 23 km que ligam a agrovila à BR-364.

"A reivindicação é necessária para dar condições de desenvolvimento àquela localidade, bem como propiciar que os trabalhadores rurais possam se auto-sustentar a partir do adequado escoamento da produção", justificou Riva.

Na ocasião também foi sugerida que a cooperativa firme convênios com o município, para viabilizar outras perspectivas de melhorias no âmbito das atribuições da prefeitura.

“A Agrovila Palmeiras é muito importante na produção agrícola e no sustento de centenas de famílias da região, o que justifica todos os investimentos estaduais e municipais”, lembrou Riva.

De acordo com a assessoria, a regularização fundiária é outra necessidade urgente. Hoje, centenas de produtores de hortifrutigranjeiros e leite de Santo Antonio estão impedidos de receber financiamento por falta dos títulos de propriedade.

O deputado aproveitou o momento para informar os membros da cooperativa que a questão começa a ser tratada como prioridade pelo legislativo estadual, que instalou nessa terça-feira (11) a Frente Parlamentar de Regularização Fundiária. “Com isso, esses produtores ganham segurança e acesso ao crédito”, prevê o deputado.

O distrito onde se localiza a Agrovila Palmeiras está entre as 56 localidades mato-grossenses que pleiteiam a emancipação. A distância com a sede Santo Antônio do Leverger dificulta o atendimento das necessidades do distrito onde vivem mais de 8 mil pessoas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet