Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política

Pronatec Campo leva ensino e qualificação ao meio rural fluminense

05 Jul 2013 - 16:30

MDA - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Noventa pessoas, entre jovens e adultos residentes no Território Rural da Baía da Ilha Grande, no Sul Fluminense, voltaram às salas de aula e agora conquistam qualificação por meio de cursos de Agricultura Familiar e Operação de Maquinário Agrícola e Jardinagem, os primeiros ofertados pelo programa no Rio de Janeiro.


Com aulas teóricas e práticas no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no município de Seropédica, os cursos têm duração aproximada de cinco meses e permitirão aos alunos (agricultores familiares, pescadores artesanais e extensionistas rurais) a aplicação do conhecimento profissional em busca da melhoria da produção familiar e do desenvolvimento das comunidades rurais onde residem.

É o que já está fazendo, por exemplo, o extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater RJ) Magno dos Santos Rosa (24), aluno do curso de Operação de Maquinário Agrícola. Segundo ele, a qualidade dos professores e o enfoque nas práticas de operação e manutenção dos equipamentos agrícolas permitem que, em dois meses de aulas, o aluno tenha habilidade para auxiliar agricultores familiares na utilização correta de máquinas diversas, como tratores, colheitadeiras e semeadoras.

Orientações

“Hoje, quando chego em uma comunidade rural já dou orientações para a manutenção preventiva e utilização dos recursos oferecidos pelas máquinas para a melhoria da produtividade”, diz Magno, que também utilizou o conhecimento na elaboração de um projeto de crédito para aquisição de trator para um agricultor familiar atendido pela Emater. “Com maior qualidade técnica o projeto tem mais chance de ser aprovado e beneficiar o agricultor.”

Produtor de leite e morador do assentamento Santa Alice, em Seropédica, o trabalhador rural Geílson Barbosa Tomás, 40 anos, é colega de turma do extensionista Magno Rosa no Pronatec Campo. Ele conta que o programa de capacitação no campo o incentivou a retomar os estudos, após ter abandonado a graduação que cursava no Colégio Técnico da UFRRJ. “Há muito esperava por uma chance de retomar a qualificação profissional, em especial na operação de máquinas agrícolas”, ferramentas que, segundo ele, poderão alavancar a produtividade do assentamento onde reside.

Geílson Tomás considera o curso útil porque permitirá o melhor aproveitamento do trator para trabalhar a terra em sua comunidade. “Sabendo como a máquina funciona, seu custo de operação e possibilidades de uso, fica mais fácil acompanhar e adequar o serviço para que mais lotes sejam beneficiados”, explicou o produtor que pretende mobilizar a associação de produtores do assentamento para a compra de um trator comunitário.

Vagas

Coordenador do comitê estadual do Pronatec Campo, o delegado do MDA no Rio de Janeiro, José Octávio Fernandes, revelou que o programa irá abrir 252 novas vagas, ainda este ano, nos cursos de Viveirista de Plantas e Flores; Agricultura Orgânica; Produção de Embutidos e Defumados; Produção de Derivados de Leite; Horticultura Orgânica; Cafeicultura; Aquicultura; Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Agricultura Familiar.

Os cursos serão oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) de Campos dos Goytacazes, com vagas destinadas aos pequenos produtores familiares de municípios do Território da Cidadania do Norte Fluminense. “Com isso, o programa vai atingir uma importante região do estado, onde é grande o potencial da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social das famílias rurais e para a redução de conflitos e a manutenção do jovem no campo”, explicou Fernandes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet