Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política

Fiscalização do trânsito de animais e vegetais é intensa no 1º semestre de 2013

Durante o primeiro semestre de 2013, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizou o trânsito de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, inspecionando 18.859 veículos, 25.804 bovinos em trânsito, 555.023 aves, 7.593 suínos, 15.252 mudas de espécies vegetais, 1.066 toneladas de produtos de origem vegetal (banana, citrus, uva), além de 637 metros cúbicos de madeira de Pinus, todos com documentação conforme. Através das 16 barreiras sanitárias fixas, foram fiscalizadas 29.663 Guias de Trânsito Animal (GTA) e 35.370 Permissões de Trânsito vegetal (PTV). As barreiras estão localizadas em divisas estratégicas do Estado e abrangem todas as regiões mineiras.


O objetivo das fiscalizações de trânsito é verificar o cumprimento da legislação e os requisitos higiênico-sanitários para o transporte de cargas. As fiscalizações realizadas nas barreiras fixas visam à conferência da documentação sanitária obrigatória (GTA e PTV) das cargas transportadas, no sentido de coibir possíveis adulterações e evitar o comércio dos produtos clandestinos e de má qualidade, contribuindo para a melhoria da vigilância animal e vegetal em Minas Gerais.

Ainda no primeiro semestre deste ano, foram retiradas de circulação 114 toneladas de produtos cárneos (carnes, salsichas, linguiças e embutidos) e 2 toneladas de lácteos (iogurte, queijo, manteiga) impróprios para o consumo.

Segundo o diretor-geral do Instituto, Altino Rodrigues Neto, os números mostram que as ações para combater o comércio de produtos clandestinos apresentam resultados significativos a cada ano, com a adequação dos produtores e comerciantes à legislação vigente. “Existe uma diretriz que visa à eficiência das ações fiscalizadoras aliadas a um processo de conscientização dos produtores, resultando cada vez mais, em uma oferta de produtos e alimentos de qualidade que são comercializados e reconhecidos dentro e fora do Estado”, informa.

O IMA é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal de Minas Gerais. Todo veículo que transporta produtos de origem animal ou vegetal está sujeito à fiscalização do Instituto. A carga transportada deve estar devidamente identificada com rótulos, lacres, carimbos e chancelas de inspeção, esta última, indispensável a todos que são de origem animal.

Registro

Atualmente, 296 estabelecimentos de produtos de origem animal são registrados no IMA nas categorias leite e derivados, carne, pescado e derivados, ovos, mel e produtos apícolas.

Devido à eficiência das ações para manter a qualidade e idoneidade dos produtos mineiros, o Serviço de Inspeção de Minas Gerais é equivalente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), possibilitando que os estabelecimentos registrados no IMA realizem o comércio de seus produtos em todo o território nacional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet