Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Política

regularização

Terra Legal tem 107 mil cadastrados, mas apenas 4 mil obtiveram títulos; FPA quer explicações

Foto: Reprodução

Governo Federal vai contratar georreferenciamento de 140 mil quilômetros em 373 municípios da Amazônia Legal

Governo Federal vai contratar georreferenciamento de 140 mil quilômetros em 373 municípios da Amazônia Legal

A Frente Parlamentar da Agropecuária quer esclarecimentos do governo federal sobre suspeitas de irregularidades na execução do programa Terra Legal e na demora na concessão de títulos fundiários na Amazônia Legal, que compreende os Estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e parte de Mato Grosso e Tocantins. Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dos 107 mil posseiros cadastrados, apenas quatro mil têm a posse oficial da terra.


Deputados da FPA tentaram aprovar um requerimento de convocação do ministro Pepe Vargas. Apesar da pressão, um acordo entre oposição e governo evitou que o ministro fosse convocado para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Leia mais:
Projetos, ações e encontros visam dar celeridade a regularização fundiária em MT
Terra Legal lança pregão para contratar 140 mil quilômetros de georreferenciamento

Na próxima semana deve acontecer o primeiro encontro para discutir o funcionamento do programa Terra Legal – responsável pela regularização fundiária de áreas invadidas na Amazônia Legal – com a equipe técnica do Ministério.

“O programa Terra Legal está sendo utilizado politicamente pelo PT. Temos informações de diversas irregularidades, além da demora da concessão dos títulos”, informou o autor de requerimento de convocação do ministro Pepe Vargas, o deputado Moreira Mendes (PSD-RO).

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro. A região corresponde a um terço das florestas tropicais úmidas do planeta. O programa Terra Legal foi criado em 2009 e, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, nos últimos quatro anos mais de cem mil cadastros foram feitos, mas apenas 4.691 posseiros receberam o título da terra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet