Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Tempo seco contribui para a boa qualidade do fumo produzido no RS

Os agricultores começaram a fazer a colheita do fumo no Rio Grande do Sul. O tempo mais seco evita problemas com a qualidade do produto.


As plantas cultivadas no início de agosto estão com um metro de altura na propriedade do agricultor Laureno Luiz Konrath. O agricultor plantou 85 mil pés na propriedade no município de Vera Cruz. “Se o tempo correr bem, eu devo colher umas 12 arrobas”, diz.

O fumo deve ocupar uma área de 149 mil hectares em todo Estado, mesma área do ano passado. O clima tem ajudado no desenvolvimento da cultura. “As condições climáticas preveem chuva um pouco abaixo do normal. Isso para a qualidade do tabaco é fundamental”, diz Iraldo Backes, gerente técnico da associação de fumicultores.

Depois que chega ao galpão, o fumo é costurado em varas e levado para a estufa, onde as folhas secam por cerca de seis dias. Com prática, pai, mãe e filhos descarregam, costuram e penduram um reboque inteiro de folhas de tabaco em uma hora.

A maioria das estufas funciona a lenha. Depois de seco, o tabaco fica estocado na propriedade mesmo. Embora a produção seja integrada com a indústria, o produto só é entregue depois da negociação do preço pela associação dos produtores.

Na última safra, a negociação entre indústria e agricultores se prolongou até janeiro e o reajuste chegou a 7,5%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet