Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Economia

EVENTO

Entidades debatem fortalecimento da piscicultura em Mato Grosso

O evento terá como objetivo desenvolver políticas para fomentar a piscicultura, além de promover o cooperativismo entre os produtores. Também serão apresentadas linhas de financiamento para a piscicultura.

Foto: Ilustração - Globo Rural

Piscicultura em tanques é atividade com boa perspectiva de renda em Mato Grosso

Piscicultura em tanques é atividade com boa perspectiva de renda em Mato Grosso

Lideranças acadêmicas, políticas e empresariais debatem, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop, entre os dias 31 de outubro a 3 de novembro, o fortalecimento da atividade pesqueira, durante o “I Encontro Sobre Desenvolvimento Sustentável e Apoio a Piscicultura do Mato Grosso”.


O evento terá como objetivo desenvolver políticas para fomentar a piscicultura, além de promover o cooperativismo entre os produtores. Também serão apresentadas linhas de financiamento para a piscicultura.

Entre os palestrantes estão professores das universidades federais e estaduais de Mato Grosso, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Também ministram temas representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) das unidades de Mato Grosso e Tocantins, empresários do setor e o diretor de projetos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cleber Ávila.

Ministro sustenta em MT que ‘piscicultura é última fronteira do agronegócio’
Cursos em Apicultura e Piscicultura levará mais qualificação para produtores

Para o secretário executivo da Associação dos Municípios Impactados por Usinas (AMIU), Rogério Rodrigues, o evento vai propor uma alternativa de investimentos para o Estado, principalmente para a região Norte, que está sendo impactada com a construção de pelo menos três hidrelétricas no rio Teles Pires.

“A piscicultura será uma alternativa, que hoje é pouco utilizada, principalmente pelo aproveitamento do potencial hídrico que temos na região. Também será uma possibilidade de se concretizar a industrialização nesse setor”, informou.

O evento começa nesta quinta-feira com a seguinte programação:

8h: Abertura do evento
8h45 - Panorama da piscicultura no Brasil - Eric Arthur Bastos (Embrapa Tocantins)
10h15: Coffee break
10h30: Transferência de tecnologia de pescado no Centro-Oeste - Daniel Rabello Ituassu (Embrapa Agrossilvipastoril)
11h30: Mesa-redonda
12h: Intervalo para o almoço
14h: Coperativismo e Associativismo: Políticas de desenvolvimento e linhas de fomento na Piscicultura - Cleber Ávila Ferreira (Sudeco)
15h15: Coffee break
15h30: Visão do piscicultor na atividade pesqueira: investimento x rentabilidade - João Pedro (Grupo Gaspar)

O evento continua na sexta-feira e sábado com mais palestras e, no domingo, encerra-se com cursos práticos, que tratarão da reprodução induzida e criopreservação de gametas; a rotina na piscicultura: biometria, qualidade de água e controle do consumo de ração; e processamento de ração.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet