Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Ação de documentação prevê atender 1,8 mil pessoas

A região Centro-Oeste recebe dois mutirões que buscam garantir acesso à documentação a mais de 1,8 mil habitantes da zona rural. A ação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será realizada nos municípios de Ponta Porã (MS) e Água Boa (MT)

Os moradores das localidades terão oportunidade de emitir gratuitamente documentos com como CPF, carteira de identidade e carteira de trabalho, além do registro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Apesar de o atendimento preferencial ser para mulheres agricultoras familiares, homens e crianças também podem participar.

Garantir o acesso à documentação, é o primeiro passo para assegurar a cidadania destas pessoas. Além disso, permite o acesso a políticas públicas. “As mulheres, depois de documentadas, conseguem acessar benefícios como programas do governo e crédito. Sem esses documentos elas não conseguiriam”, explica Layla Torres, coordenadora do programa do MDA.

Na quinta-feira, o ônibus estará no assentamento Itamarati 2, em Mato Grosso do Sul – uma das maiores áreas de reforma agrária do País, com área de 80 hectares e população de cerca de 15 mil habitantes. O núcleo se destaca pela produção de cereais, em especial soja, milho e feijão, que chegou a cerca de 73 mil toneladas na safra 2011/2012. O mutirão deve atender mais de 1,5 mil assentados nesta quinta-feira (7).

Em Mato Grosso, o mutirão faz parte da programação do evento Fortalecimento da Gestão Pública, que será realizado no município de Água Boa, entre os dias 11 e 13 de novembro. A previsão é que mais de 300 pessoas das comunidades próximas participem da ação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet