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Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Falta de vagões preocupa produtores e manipuladores de grãos do Canadá

Agricultores e manipuladores de grãos do oeste do Canadá estão se esforçando para movimentar uma safra recorde em meio à escassez de vagões de trem, que alguns atribuem ao aumento dos embarques de petróleo por via férrea.


Os silos estão cheios, e produtores estão buscando alternativas para armazenar grãos depois que uma temporada de clima favorável os ajudou a colher uma safra de 81 milhões de toneladas. Isso tem causado problemas ao sistema de transporte projetado para mover os grãos do campo até centros de exportação.

'Nós não estamos tendo a capacidade ferroviária que precisamos para mover o produto', disse Wade Sobkowich, diretor-executivo da Associação dos Manipuladores de Grãos do Oeste, que representa as principais empresas de movimentação, incluindo Viterra e Cargill.

'Definitivamente, o aumento do transporte de petróleo por via férrea está tendo um impacto', disse Blair Rutter, diretor-executivo da Associação de Produtores de Trigo do Oeste do Canadá, que representa os agricultores. 'O fato de que não temos oleodutos (suficientes) está prejudicando o agricultor canadense no escoamento de seus grãos para o mercado.'

As empresas ferroviárias Canadian National Railway e Canadian Pacific Railway, que transportam os grãos de manipuladores para os portos, insistem que estão movimentando mais commodities do que nunca e fornecendo cerca de 5.500 vagões por semana. Mas a indústria de grãos diz que poderia ter preenchido o dobro de vagões durante o pico da colheita. A situação reforça um problema crescente para os produtores do oeste canadense: excesso de produto e falta de alternativas para atingir mercados no exterior.

Enquanto isso, companhias petrolíferas canadenses estão enfrentando preços mais baixos em meio a um excedente de oferta de petróleo local, causado em parte pela falta de capacidade de gasodutos para exportação. Em meio ao debate político e ambiental sobre a construção de novos gasodutos para os mercados dos Estados Unidos e da costa oeste do Canadá, as empresas de petróleo estão cada vez mais recorrendo às ferrovias. O volume de petróleo transportado por trens quase dobrou em relação a 2011, conforme o órgão de estatísticas canadense. Fonte: Dow Jones Newswires.
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