Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Mainardi diz que Ecocitrus está pronta para ampliar participação no mercado

Durante a inauguração da fábrica de sucos e óleos essenciais da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, Ecocitrus em Montenegro/RS, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, destacou a citricultura como uma importante atividade que vem contribuindo para os debates atuais com relação ao desafio de aumentar a produção de alimentos saudáveis no Estado.


Para o secretário, que representava o governador Tarso Genro, a inauguração da fábrica consolida uma iniciativa que parte da integração da agricultura familiar com o associativismo e visa a produção ecológica. “Produzir com qualidade e diferenciais é o caminho para atingir novos e mais exigentes mercados. Se em todos os municípios houvesse uma produção orgânica como essa, teríamos regiões mais ricas e um Estado mais forte.”

Criada há 19 anos, atualmente, a Ecocitrus conta com 280 produtores associados. Com a inauguração da nova planta, a cooperativa passa a ter a capacidade de processar até 20 mil toneladas/ano de frutos maduros para suco e cinco mil toneladas de frutos verdes para extração de óleo. Conforme o presidente da empresa, Fábio Esswein, a fábrica vai possibilitar o aumento de 30% na renda dos produtores, através da exportação de produtos e da parceria com outras cooperativas da região.

“Esse é um marco na trajetória de sucesso da Ecocitrus, uma conquista que faz parte de um amplo projeto de trabalho, que parte da autogestão e da utilização de métodos sustentáveis de plantio”, ressalta Esswein.

Além de prefeitos, secretários, deputados e dos produtores associados, o evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Na ocasião, Vargas afirmou que a inauguração da fábrica da Ecocitrus está em sintonia com o Plano Brasil Ecológico, lançado no mês passado pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o ministro, o Plano conta com investimentos de R$ 8,8 bilhões, os quais serão destinados a ações de incentivo ao cultivo e ao consumo de alimentos orgânicos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet