Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

escoamento

Ministério subsidia SC e RS para compra de 800 mil toneladas de milho estocado de Mato Grosso

Foto: Rural BR

Programa facilita compra e venda de milho estocado

Programa facilita compra e venda de milho estocado

Produtores rurais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão subsídio financeiro do governo federal para fretar e adquirir 800 toneladas de milho que estão estocados em estados como Goiás e Mato Grosso. A medida faz parte do Prêmio de Escoamento da Produção (PEP), cujo edital foi lançado nesta terça-feira (12.11) pelo Ministério da Agricultura.


De acordo com o programa, o governo federal subsidia o frete dos produtores pagando R$ 3,78 para saca de 60 quilos de milho. Objetivo é manter o equilíbrio ajudando a baixar o preço do grão ao comprador e reduzindo o problema da armazenagem e escoamento do milho nos estados produtores.

Leia mais:
Mais de 644 mil toneladas de milho de MT foram leiloadas nesta terça-feira
Safra 2013/2014 deverá ter queda de mais de 6 milhões de toneladas na produção de milho

“Como nós precisamos importar milho e o Rio Grande do Sul também, pedimos para entrar neste programa. Os dois estados precisam buscar milho pela demanda. Santa Catarina consome 6,5 milhões de toneladas, produz 4 milhões e tem de importar 2,5 milhões, trazendo um custo muito grande que reduz nossa competividade, pois o milho é 70% da ração para os animais”, explica o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC).

Valdir Colatto ressalta que o PEPRO é uma boa solução para quem vende o produto.

“Quem vende o milho recebe um preço de mercado, pois fica viável e aumenta a demanda. Se tem um milho estocado como tem em Mato Grosso, e não tem comprador porque o frete é muito caro, ninguém vai comprar lá e vai comprar onde é mais barato. Então os dois lados ganham”, acrescenta.

O programa, que já incluía os compradores de milho no Nordeste do país, já deve estar disponível para gaúchos e catarinenses na próxima semana. O dinheiro é pago assim que o comprador interessado comprova a aquisição do milho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet