Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Certificação no setor sucroenergético facilita crédito, diz estudo

O setor sucroenergético brasileiro fornece uma das formas mais limpas e renováveis de obtenção de energia elétrica, além de gerar a opção de combustível não fóssil – o etanol. De acordo com a pesquisadora que desenvolveu o estudo O papel das certificações ambientais no setor sucroalcooleiro do Estado de São Paulo, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, Karina Guimarães Ferracioli, o caminho para a sustentabilidade da produção canavieira se encontra nas certificações.


– As certificações eliminam os pré-conceitos existentes em relação ao produto brasileiro, garantindo acesso a um mercado restrito – diz.

O trabalho conclui que as certificações possibilitam o produtor atuar em um mercado com características não concorrenciais, podendo assim, influenciar diretamente no preço de seus produtos e obter maiores ganhos que seus concorrentes.

Um dos benefícios ao produtor que certifica sua produção é a linha de crédito do BNDS.

– Para que o setor tenha acesso às linhas de crédito ofertadas pelo banco é necessário comprovação de que as diretrizes ambientais requeridas estão sendo seguidas – salienta.

Karina afirma que as normas para obtenção do selo são muito mais extensas e rigorosas do que as especificadas nas diretrizes do banco, o que garante que a certificação é o caminho mais rápido para acessar esse tipo de crédito.

– É preciso ressaltar que se trata de um movimento recente no setor – afirma Karina

Sob orientação do professor Pedro Valentim Marques, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da Esalq, o foco de estudos de Karina foi composto por grupos de usinas de grande, médio e pequeno porte (de acordo com sua capacidade de moagem de cana-de-açúcar), instituições representantes dos fornecedores de cana-de-açúcar e do setor do Estado de São Paulo, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O estudo foi realizado com casos dos elos sucroenergético presentes no setor paulista com base em dados primários e secundários obtidos por meio de levantamento bibliográfico e também de questionários que avaliavam as percepções e tendências do setor quanto ao processo de certificação.

– Ao se certificarem, os elos do setor sucroenergético brasileiro sinalizam o cumprimento das exigências estabelecidas para obtenção do referido selo, como o caso do BONSUCRO que atesta as boas práticas do setor desde a plantação até os produtos finais – contou.

O BONSUCRO é um modelo de certificado credenciado à SGS, empresa voltada para auditorias e certificações direcionadas aos aspectos da produção de cana-de-açúcar e das cadeias de suprimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet