Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

carne suína

Suinocultura aguarda sanção de projeto que inclui setor na política de preço mínimo do governo

Foto: Agro Olhar

Criação da Frente Parlamentar da Suinocultura

Criação da Frente Parlamentar da Suinocultura

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Marcelo Lopes, pediu o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária para a inclusão do setor na PGPM, a Política de garantia de Preço Mínimo do Ministério da Agricultura.


O pedido foi feito durante reunião com os membros da Frente, em Brasília. Segundo Marcelo Lopes, o setor da carne suína tenta garantir sua inclusão por meio de um projeto de lei e não por decreto presidencial, para que o governo seja obrigado a apoiar o setor também em épocas de crise.

Leia mais:
2014 é promissor para suinocultura, mas preço mínimo e defesa sanitária preocupam setor
MT tem maior crescimento da suinocultura nacional e é visto como futuro brasileiro da atividade

“É muito importante que este projeto de lei sei seja aprovado. Existe a vontade ao menos do secretário de Política Agrícola Neri Geller, que se faça isso por decreto. Só que para nós é importante que seja por lei porque obriga o governo a trabalhar em épocas de crise. Queremos aprovar a lei e estamos a um passo disso. Vamos ir atrás a sanção do presidente”, afirmou.

O projeto já foi aprovado pela CCJ do Senado e depende de sanção da presidente Dilma Rousseff . Apesar do risco de veto ao projeto, Marcelo Lopes está otimista com a proposta, considerada um grande anseio para toda a suinocultura brasileira.

“O risco de veto é grande, mas há uma vontade do governo de colocar a carne suína na PMGP. Já estamos a um passo de aprovar isso daí. Então vamos ao encontro do senador Valdir Raupp (RO), que é o presidente do PMDB e autor da emenda, para que ele intervenha junto à presidente e fazer com que a gente consiga aprovar este projeto que é o desejo de toda a cadeia da suinocultura”, acrescentou.

A ABCS também manifesta apoio a projeto, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), que estabelece regras claras para o sistema de integração entre produtores e indústria. O texto foi aprovado no Senado e está sob a análise dos deputados federais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet