Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Ministros da América do Sul debatem agricultura na região



O 1º Fórum de Agricultura da América do Sul - CAS 2013 (agrooutlook.com) terá importantes nomes do agronegócio e da política agrícola mundial. Pela primeira vez na região, grandes líderes, empresários e referências do setor discutirão de forma contundente a realidade de um dos principais blocos econômicos do planeta. O evento de dois dias será realizado em Foz do Iguaçu, cidade brasileira que faz fronteira com Argentina e Paraguai.

Na quinta-feira (dia 21), às 9h15, ministros da Agricultura dos países que integram o Conselho Agropecuário do Sul (CAS) - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai - participam de uma mesa-redonda para apresentar a realidade e discutir as perspectivas e potencial do agronegócio na região para os próximos anos.

Às 11h, Ken Ash, diretor do Departamento de Agricultura e Comércio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fará a Conferência de Abertura, com o tema "Agricultura no contexto da economia mundial".

Já no dia 22 (sexta-feira), a partir das 8h30, haverá a Conferência de Mercado intitulada "Comércio agrícola, uma visão da demanda". Do lado da oferta, Seneri Paludo, diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) representa os produtores sul-americanos; pelo lado da demanda, Tom Lin Tan, diretor da Hopefull Group, maior esmagadora privada da China, e Lalit Khulbe, diretor da empresa indiana United Phosphoros Limited (UPL) no Brasil, integram a mesa de discussões.

Tabaré Aguerre, ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai, será o palestrante da Conferência de Encerramento, às 11h, discutindo o tema "A região: produtora sustentável de alimentos para o mundo".

Os dois dias de evento contarão ainda com 11 painéis simultâneos, que tratarão, dentre outros assuntos: cooperativismo; carnes (aves, bovina e suína); biotecnologia e biossegurança; soja, milho e sorgo; e comunicação e agronegócio.

Apesar de a América do Sul - em especial dos países que integram o CAS (Conselho Agropecuário do Sul) - ser uma das maiores potências em produção e oferta de alimentos e energia, ainda o bloco não conquistou seu espaço global como protagonista na definição das políticas agrícolas e comerciais que regem o agronegócio internacional. A intenção do fórum é abrir as discussões e servir de palco para que a região se posicione não apenas como fornecedora de commodities agrícolas e outros produtos da agricultura e pecuária, mas como criadora de valor, estratégia e condição ao abastecimento global.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet