Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

agroquímicos

FPA propõe a ministro da agricultura nova legislação para liberação de defensivos agrícolas

Foto: Agro Olhar

Proliferação da lagarta preocupa setor produtivo rural

Proliferação da lagarta preocupa setor produtivo rural

Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) estão propondo uma nova legislação para acelerar o registro de defensivos químicos usados contra pragas.


O grupo trem encontro com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, nesta quarta-feira (20.11), para apresentar uma proposta de criação de uma nova legislação dos defensivos agrícolas.

Leia mais:
Presidente da Aprosoja critica burocracia do governo para liberar defensivos contra lagarta
Governo federal declara emergência fitossanitária em Mato Grosso

A Frente quer tornar mais ágil a tramitação dos processos de registros destes produtos e acabar com a burocracia para evitar perdas aos produtores.

Há casos de processos para liberação de produtos que ficam mais de quatro anos sob a análise de um comitê interministerial formado pelos ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Casa Civil.

A proliferação da lagarta helicoverpa em território nacional acendeu a luz amarela e fez com que o governo declarasse estado de emergência fitossanitária na Bahia e em Mato Grosso. Há casos também de incidência da lagarta em lavouras de soja em São Paulo, Goiás e nos três estados do Sul do país.

A indústria de defensivos agrícolas movimentou US$ 9,710 bilhões em 2012, contra US$ 8,488 bilhões de 2011. Atualmente, o setor gera em torno de 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet