Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Evento latino-americano chega ao fim com contribuições para a extensão rural

A situação e a evolução dos serviços de extensão rural na América Latina foram debatidas durante os três dias do IV Encontro Anual da Rede Latino-Americana de Serviços de Extensão Rural (Relaser), em Brasília. “A relevância da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) se deve ao fato de ser o principal instrumento para ancorar políticas públicas para o desenvolvimento rural. Ou seja, faz com que as políticas cheguem ao campo e ao mesmo tempo debate sobre sistemas de produção sustentável que diz respeito à inovação”, ressaltou o diretor de Ater da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins da Silva, no encerramento do evento.

Ele destacou que a Ater tem capacidade de adequar as políticas e o conhecimento à realidade de cada bioma brasileiro e, consequentemente, a cada propriedade da agricultura familiar e da reforma agrária. “Construímos uma política, incluímos a extensão no orçamento da União, instituímos uma lei e finalmente criamos uma entidade nacional para ampliar e qualificar a oferta de assistência técnica e extensão rural no País, a Anater.”

O secretário-executivo da Relaser, Francisco Aguirre, acredita que é importante levar as discussões do encontro aos países latino-americanos para que seja possível debater internamente a qualificação dos serviços de assistência técnica na América Latina e promover sua articulação com a pesquisa. “Temos que ter mais extensionistas com formação e capacitação para que eles passem as informações com mais propriedade aos agricultores e ajudem a família e o desenvolvimento rural”, acrescentou Aguirre. A sede da Secretaria Executiva da Rede fica em Santiago, no Chile.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento promoveu palestras, apresentação de casos de sucesso de vários países da América Latina e reuniões de grupos de trabalho. O segundo dia foi dedicado ao tema extensão rural no Brasil com palestras e visita de campo, em parceria da Emater/DF. Foram visitadas unidades familiares e uma cooperativa do Distrito Federal, onde os participantes puderam conhecer o trabalho de Ater com as políticas públicas.

O evento contou com a presença de membros e interessados em questões de serviços de consultoria rural do setor público e privado, da sociedade civil, organizações de produtores, universidades, entre outros, do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Nicarágua, Bolívia, Peru, México, Uruguai, Equador e Suíça.

Relaser

A Rede Latino-Americana de Serviços de Extensão Rural é formada por instituições públicas e privadas e sociedade civil de 16 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, EUA, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Criada no Chile, em 2010, a Relaser é um espaço de discussão sobre a situação dos sistemas de extensão rural nos países da América Latina e seu aperfeiçoamento.
Em 2014, o encontro ocorre em Buenos Aires, na Argentina.

Ano Internacional da Agricultura Familiar

Para destacar a importância da agricultura familiar no mundo, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), lança, nesta sexta-feira (22), em Nova York, nos Estados Unidos, o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014. O evento será realizado na sede da ONU e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

O AIAF 2014 vai promover ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar o setor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet