Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Agropecuária puxou queda no PIB no 3º trimestre

Com peso de 5,3%, o setor de agropecuária foi o principal responsável pela retração de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. O segmento registrou uma queda de 3,5% nessa comparação.


Apesar do movimento do terceiro trimestre, a gerente de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca de La Rocque, ressalta que a agropecuária continua sendo o setor com maior variação positiva na formação do PIB de 2013. No acumulado do ano, o PIB da agropecuária contabiliza alta de 8,1%.

Segundo ela, a queda do terceiro trimestre pode ser explicada pelo fim da safra da soja, produto que tem peso elevado no cálculo do indicador. 'Só no primeiro semestre, a agropecuária teve uma alta de 12,3%', lembrou.

A indústria extrativa mineral é a única no PIB em queda acumulada em 2013. No ano, a atividade contabiliza baixa de 3,5% até o terceiro trimestre. Já na comparação com o igual período do ano passado, a extrativa mineral registrou uma alta de 0,7%. 'A produção de petróleo cresceu no trimestre. (...) Mas, no ano, as produções de petróleo e minério de ferro estão patinando', explicou Rebeca.

A técnica destacou ainda o setor da construção civil, que tem sido impulsionado pelo crescimento forte do financiamento imobiliário. O PIB do segmento subiu 2,4% na comparação entre o terceiro trimestre de 2013 contra o mesmo período do ano passado.

Desaceleração

A queda de 0,5% no PIB no terceiro trimestre sobre o segundo pode indicar uma desaceleração na atividade econômica, afirmou Roberto Olinto, coordenador de Contas Nacionais do IBGE. No entanto, segundo Olinto, o resultado ainda é pontual e deve ser apenas observado, já que o PIB ainda acumula uma alta de 2,4% no ano, em relação ao mesmo período de 2012.

'Nesse momento (no terceiro trimestre), houve algum tipo de desaceleração. Nessa ponta há uma possível desaceleração que deve ser observada. É completamente diferente de ter uma taxa acumulada caindo', ressaltou Olinto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet