Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Governo Federal consolida entrega de 65% dos equipamentos previstos para o Paraná

A partir desta sexta-feira (6), mais 224 mil moradores do meio rural do Paraná serão beneficiados com a entrega de máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A inciativa distribuirá 40 motoniveladoras e 24 caminhões-caçamba para 64 municípios das regiões Oeste e Sudeste do estado. A solenidade de doação será conduzida pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, às 14h, em Francisco Beltrão, a cerca de 500 quilômetros de Curitiba.


Ao todo, o Paraná possui 367 municípios selecionados pelo PAC 2 para receber, cada um, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão- caçamba. A entrega desta sexta-feira, com investimento superior a R$ 22 milhões, consolidará a doação de 65% do total de equipamentos previstos para os municípios do estado. As máquinas ajudarão as prefeituras a recuperar as estradas vicinais utilizadas pelos agricultores familiares da região.

O delegado federal do MDA no Paraná, Reni Antonio Denardi, explica que os 64 municípios contemplados se destacam pela presença da produção agrícola familiar. “Com a doação de sexta, a gente chega a 712 equipamentos entregues, dos 1.001 previstos para o estado. Isso corresponde a 65% dos maquinários entregues. Nos municípios que estão utilizando os equipamentos já é possível identificar uma mudança qualitativa nas condições das estradas”, assegura o delegado.

Honório Serpa será uma das 64 localidades atendidas com a essa doação. Para o prefeito do município, Rogério Benin, a iniciativa do Governo Federal acelera o desenvolvimento da economia local. “Temos uma grande malha rodoviária rural e nosso município é essencialmente agrícola. Nossos produtores dependem muito de uma boa estrada para retirarem e transportarem seus produtos. Sem contar que a bacia leiteira é muito forte na região também. O caminhão que busca o leite depende, principalmente em dia de chuva, de uma estrada boa para poder sair das propriedades, já que fazem a coleta de madrugada e as dificuldades são grandes. Tenho certeza que essas máquinas terão uma valia enorme para todos os municípios”, avalia o prefeito Rogério Benin, que também é presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet