Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Clima dificulta o desenvolvimento do figo e afeta a produtividade em SP

A colheita do figo começou com atraso na região de Valinhos, região centro-leste de São Paulo. O clima dificultou o desenvolvimento dos frutos e afetou a produtividade.


Só agora em dezembro os produtores de figo da região iniciaram a colheita. O atraso de um mês foi provocado pelas noites frias e pelo vento intenso em agosto e setembro, logo após a poda de inverno.

Alci Previtale tem 27 mil pés na propriedade e costuma colher cerca de 120 frutos em cada um. O clima não afetou a qualidade dos figos, que estão graúdos e suculentos, mas a produtividade, que deve ser 20% menor.

Cerca de 90 agricultores cultivam figo em Valinhos. Este ano, eles devem colher 4,5 mil toneladas.

Os meses de novembro e dezembro são os melhores para os produtores de figo. O preço da fruta nesta época chega a ser 50% maior do que a partir de janeiro e a venda é certa tanto no mercado interno quanto externo. É a partir de agora, com o fim da safra na Turquia, que os produtores brasileiros entram com tudo no mercado europeu.

A família Bernardino colhe 16 toneladas de figo por safra e exporta 70% da produção.

Com menos fruta no mercado e muita demanda, os agricultores estão vendendo a caixa com 24 frutos por R$ 15, em média, enquanto na mesma época do ano passado, a caixa era comercializada por R$ 8.

São Paulo é o segundo produtor nacional de figo, só perde para o Rio Grande do Sul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet