Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

Agroconsult: 2ª safra de milho em 2014 deve ter área igual à de 2013

O sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, afirmou nesta quarta-feira, 18, que a segunda safra de milho em 2014 deve ocupar a mesma área de 2013, apesar da sinalização de que haverá expansão das lavouras de algodão, sorgo e girassol. Ele explica que a possibilidade de manter os 8,99 milhões de hectares semeados no País, conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), se deve ao plantio de soja precoce em cerca de 1 milhão de hectares, área que estará disponível para a safrinha.


A produção brasileira de milho safrinha deve ficar em cerca de 40 milhões de toneladas em 2014, e a safra total na casa de 80 milhões de toneladas, segundo a consultoria. 'A área de milho segunda safra vai se manter estável, porém haverá uma redução de tecnologia', comentou Pessôa. Em Mato Grosso, a área de milho safrinha deve ser de 3,5 milhões de hectares, e a colheita deve superar 20 milhões de toneladas, em linha com o desempenho de 2013. Já para a safra verão, Pessôa espera uma redução de 500 mil hectares no Centro-Sul do País, que serão destinados à soja.

Como os Estados Unidos devem transferir área do milho para soja na safra 2014/15 por causa da rentabilidade mais alta da oleaginosa, o sócio-diretor da Agroconsult vê espaço para alguma recuperação dos preços do cereal. Para o fim de 2014, ele projeta cotações US$ 4,80 por bushel, acima dos valores praticados atualmente na Bolsa de Chicago (CBOT). Em termos de produção, Pessôa estima que os EUA tenham potencial para colher 323 milhões de toneladas no próximo ciclo.

Ainda de acordo com ele, o Brasil deve exportar 22,6 milhões de toneladas em 2014, ante 26,3 milhões de toneladas esperados em 2013. No entanto, o volume só deve ser atingido se o governo continuar apoiando o escoamento da produção por meio de Leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e Leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), acrescentou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet