Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

cotonicultura

Área plantada de algodão deve crescer 25% e produtividade subir 28% em MT em relação a 2013

Foto: Agro Olhar

Mercado aquecido para 2014

Mercado aquecido para 2014

Em razão dos bons preços da pluma no mercado interno e das perspectivas futuras, a cultura do algodão deve recuperar áreas cedidas na safra passada para a soja e milho, principalmente em Mato Grosso e oeste da Bahia. A previsão é da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).


Apesar de apresentar rentabilidade percentual menor que a cultura da soja, os valores nominais de ganho da cotonicultura são maiores que os da oleaginosa. Em relação ao milho, o resultado financeiro do algodão é mais vantajoso tanto em relação à safra quanto na comparação com a safrinha.

Leia mais:
Estoques de algodão do governo chinês somou 5 mi de toneladas em 2013
Combate à helicoverpa e definição de preço mínimo são prioridade da cotonicultura

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso deve se manter com o principal produtor do Brasil, com mais de 50% da produção, seguido da Bahia, responsável por mais de 30% da safra.

Em Mato Grosso, a área plantada deve crescer entre 20 e 25%. No oeste baiano, a evolução deve ser de 15% a 25%. Se mantidos os níveis de produtividade das últimas safras, espera-se um crescimento de 22% a 28%, conforme estimativa da Conab.

Em relação à safra 2012/2013, há otimismo na cotonicultora já que em 2013, com o avanço da soja e do milho e com problemas climáticos e fitossanitários, como a lagarta helicoverpa, foi registrada retração de 31% na área plantada.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet