Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

prognóstico

Chuvas em janeiro ficam abaixo da média; pode haver acúmulo entre fevereiro e março

Foto: Agro Olhar

Chuvas irregulares entre janeiro e março podem afetar produção

Chuvas irregulares entre janeiro e março podem afetar produção

Na maior parte das regiões centro-oeste e sudeste, pelo menos nos 20 primeiros dias de janeiro, as condições atmosféricas indicam que a freqüência de chuvas deve ser muito baixa, podendo influenciar no acumulado inferior à média do mês em diversas localidades.


O prognóstico faz parte do 4º levantamento a safra de grãos 2013/2014 feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais:
Falta de chuvas causará perdas de 10% nas lavouras de soja de MS, calcula Aprosoja
Clima quente e seco ameaça safra gaúcha de soja e milho

Segundo o levantamento, divulgado na última semana, em Brasília, para o trimestre entre janeiro e março, a maioria dos modelos climáticos não apresentava previsões para essas regiões.

Contudo, de uma forma geral, o acumulado de chuvas deve apresentar uma grande variabilidade na sua distribuição e alguns áreas apresentar volume pluviométrico acima da média.

Na região sul, o prognóstico indica que haverá uma maior probabilidade de que o acumulado de chuvas fique dentro ou abaixo da faixa normal no trimestre, principalmente no oeste da região, enquanto que na maioria das localidades a probabilidade maior é de acumulados dentro do normal.

Na região do Matopiba (Sul dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia) , em parte dos estados do Maranhão e Tocantins há probabilidade de chuvas acumuladas dentor da faixa normal ou acima para o trimestre  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet