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Quarta-feira, 17 de julho de 2024

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Suinocultor mira mercado asiático para aumentar das exportações e melhorar preço a produtor

Foto: Reprodução

Demanda aquecida dentro e fora do país

Demanda aquecida dentro e fora do país

A suinocultura brasileira começa o ano com o objetivo de ampliar mercados na Ásia, aumentar as exportações e elevar o preço médio ao produtor. A projeção é da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) tendo em vista o crescimento da demanda mundial no decorrer de 2014.


Vale salientar, no entanto, que o mercado interno segue sendo o principal destino da carne suína, representando 86% da fatia de mercado. E o consumidor brasileiro de carne suína continuará crescendo nos próximos anos na avaliação da CNA. Em 2014, o consumo médio do brasileiro foi de 17 quilos de carne de porco por ano. 

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Dentro desse novo quadro, segudo a entidade, as políticas e diretrizes da suinocultura devem seguir focar no acesso a novos mercados internacionais e no aumento do consumo no mercado doméstico.

O foco nos investimentos em mercados importantes como os da Coréia do Sul e Japão, além do aumento das exportações para a China, são prioridades para 2014. Nesse contexto, investimentos em sanidade e bem-estar animal são consderados fundamentais para a conquista dos principais mercados consumidores.

No acumulado de 2013 houve redução do volume exportado, com a manutenção da receita (em reais) devido ao direcionamento do produto a melhores mercados em termos de preços, além das boas condições cambiais e do início da retomada e do reaquecimento do consumo de carnes após a crise de 2012. 
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